Neste sábado, dia 11 de agosto, completou uma semana que a concessionária ViaMobilidade assumiu a operação da Linha 5-Lilás do Metrô, a mesma concessionária também vai assumir a operação da Linha 17-Ouro do Monotrilho, esta quando um dia for concluída.
Neste post vou contar sobre as falhas que aconteceram no ramal que não são nenhuma novidade, a nova adesivação dos trens, a mudança de nomenclatura das frotas P e F, a operação assistida da Estação Moema, as próximas inaugurações e o prêmio internacional que a linha receberá em breve. Continue lendo.
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No último sábado (4/8) a concessionária ViaMobilidade assumiu a operação integral da Linha 5-Lilás. Dúvidas, sugestões e solicitações devem ser endereçadas à concessionária: Central de Atendimento 0800 770 7106 – seg a sex (6h30-22h) sáb e dom (8-18h) https://t.co/w8WVhPkYvs
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) August 6, 2018
FALHAS
Não é novidade nenhuma acontecerem diversas falhas na Linha 5-Lilás, mesmo quando o Metrô operava a linha elas sempre aconteciam pelos mais variados motivos, nesta primeira semana da ViaMobilidade não foi diferente.
Dia 6 de agosto
Na segunda-feira, dia 6 de agosto, primeiro dia útil de operação comercial da ViaMobilidade, por volta das 7h um trem apresentou problemas na Estação Borba Gato. A concessionária declarou ao jornal Folha de São Paulo que um trem apresentou indevida sinalização no sistema de portas, precisando ser evacuado na mesma estação, sendo retirado de operação e substituído por outro trem para conduzir os passageiros até o final da viagem.
Ainda de acordo com a reportagem por volta do mesmo horário, na Estação Campo Limpo, era grande a concentração de passageiros que não conseguiam embarcar.
Já no período da tarde, no aplicativo Direto dos Trens era informado o status “Linha 5-Lilás com velocidade reduzida, devido à falha no sistema do sistema de controle centralizado, com previsão de normalização de 10 minutos”. A linha operou com redução de velocidade das 15h15 às 15h50.
A tecnologia de sinalização utilizada na Linha 5-Lilás é o chamado sistema CBTC, que foi fornecido pela empresa Bombardier. Desde quando o Metrô operava a linha e o sistema foi implantado ele vêm apresentando problemas. No dia 10 de abril, quando houve uma falha no ramal, o diretor de operações do Metrô admitiu problemas com o equipamento e declarou ao telejornal Bom Dia São Paulo que “a Linha Lilás está com uma falha no sistema de controle, apresentando em certos momentos lentidão, e necessitando de ajustes”.
Nas redes sociais, os passageiros relataram a demora para embarcar nas estações, mostrando as longas filas que se formaram no entorno das estações e a dificuldade no embarque para seguir viagem aos seus compromissos.
Terceiro dia que a entrada da #Linha5Lilas está congestionada. @DiariodaCPTM @L5lilas @metrosp_oficial @SPSobreTrilhos #ViaMobilidade pic.twitter.com/gRfsWyHjcJ
— I’m Dan (@Gomes_Danuza) August 8, 2018
Dia 9 de agosto
No dia 9 de agosto, foram divulgadas três falhas pelo aplicativo Direto dos Trens, que reporta automaticamente as falhas acontecidas nas linhas do Metrô e da CPTM.
- Entre 7h07 e 7h49: “Devido à interferência na via entre as estações Brooklin e Eucaliptos, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada.”
- Entre 17h32 e 17h49: “Devido à interferência na via entre as estações Largo Treze e Eucaliptos, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada.”
- Entre 18h41 e 19h01: “Devido à interferência na via entre as estações Brooklin e Eucaliptos, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada.”
⚠️ Linha 5- Lilás #L5
18h41- Os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido a falha nos equipamentos de via entre as estações Brooklin e Eucaliptos. #ViaMobilidade pic.twitter.com/HKnrM7Mo7J
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 9 de agosto de 2018
Declaração de ocorrências
As falhas na Linha 5-Lilás acarretam atrasos nas viagens dos passageiros para chegarem aos seus compromissos, como trabalho ou escola, em razão disso a concessionária disponibiliza a Declaração de Ocorrências que pode ser baixada no site da ViaMobilidade.
ADESIVAÇÃO E FROTA 500
Pelas redes sociais e nos fóruns de discussão sobre a Linha 5-Lilás circulam imagens que mostram que ViaMobilidade já começou a mudar a adesivação dos trens da linha. Onde havia o logotipo do Metrô de São Paulo, agora há o logo da ViaMobilidade, praticamente idêntico ao logotipo da ViaQuatro, esta que opera a Linha 4-Amarela.
⚠ Imagens enviadas para nós no Whatsapp mostram um trem da frota P, que circula na @Linha5_Lilas, recebendo adesivo da ViaMobilidade na cor Lilás.#ViaMobilidade #RedeNoticiando pic.twitter.com/k2WgUoNnzj
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) August 6, 2018
Há também uma faixa lilás percorrendo toda a composição. A cor azul que era predominante nos trens, está sendo trocada gradativamente pela cor lilás.
Trem série 500, unidade 523 circulando pela Linha 5- Lilás da #ViaMobilidade 😉 Este é o primeiro trem no layout da concessionária 🚇 #RedeNoticiando pic.twitter.com/iwRMGrzUNW
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) August 7, 2018
Vale ressaltar que é a ViaMobilidade que arca com os custos da mudança de cor e o layout das estações e dos trens, em acordo comum com o Metrô de São Paulo.
A linha 5-Lilás quando concluída terá 17 estações e a concessionária terá a disposição 34 trens, sendo 26 trens da antiga frota P e 8 trens da antiga frota F. Porque antiga? A concessionária recentemente renomeou a frota, agora passou a ser chamada de série 500, ou seja, as nomenclaturas antigas “Frota P” e Frota F” não serão mais utilizadas.
A antiga frota P agora compõem os trens entre 509 e 535 e a antiga frota P agora compõem os trens entre 501 e 508. O Metrô declarou recentemente que deverá entregar a modernização dos trens da antiga frota F até a conclusão das obras do ramal, no site da Rede Noticiando tem mais informações detalhadas sobre essa modernização.
ESTAÇÃO MOEMA
Quem utiliza a Estação Moema se pergunta diariamente quando a nova estação vai passar a operar em horário comercial, já que atualmente a estação funciona em operação assistida de segunda a sábado das 9h às 16h.
O Grupo Sul News abordou esta pauta recentemente relatando a insatisfação dos passageiros da região de Moema pela demora em ampliar o horário de funcionamento e procurou o Metrô de São Paulo para saber quando o horário será ampliado.
A companhia informou que “a estação Moema, a mais nova do sistema metroviário, funciona gratuitamente de segunda a sábado, das 9h às 16h, e passará a operar comercialmente, em horário integral e com cobrança de tarifa, junto a inauguração das demais estações da expansão da Linha 5-Lilás – AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin -, previstas para este mês”.
INAUGURAÇÕES
Muitos passageiros perguntam diariamente quando que as novas estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin serão inauguradas, até o momento permanece a “promessa” que as quatro estações serão inauguradas neste mês de agosto, já estamos chegando na metade do mês, porém nenhuma confirmação de data foi divulgada.
PRÊMIO
A jornalista Mônica Bergamo divulgou em sua coluna no jornal Folha de São Paulo que a obra da Linha 5-Lilás conquistou o prêmio de Honra ao Mérito, na categoria Pontes e Túneis, da revista americana ENR. A construção do ramal foi feita em consórcio formado pelas empresas OAS, Queiroz Galvão e Odebrecht.
Foram 22 projetos selecionados de 14 países, sendo que a obra da Linha 5-Lilás foi a única da América Latina a ser escolhida.O prêmio que é considerado pelo mercado o Oscar da Engenharia será entregue no mês de outubro, na cidade de Nova York.
VIAMOBILIDADE
Os passageiros que precisarem entrar em contato com a ViaMobilidade para enviar reclamações e sugestões podem ligar no telefone 0800 770 7106 que funciona de segunda a sexta, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h, podem enviar uma mensagem no Fale Conosco do site oficial ou encaminhar um e-mail para ouvidoria@viamobilidade.com.br.