Acordo permite criação de parque na região da Rua Augusta

152
parque augusta
Foto: Reprodução/Google

A Prefeitura de São Paulo assinou nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, o termo de um acordo que permite a criação do Parque Augusta entre as ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá. A região central receberá mais uma área verde de lazer para a população.

O acordo foi assinado juntamente com o Ministério Público Estadual, as empresas Albatroz e Flamingo (Cyrela e Setin), proprietárias da área, além da Sociedade de amigos, moradores e empreendedores dos bairros Cerqueira César, Consolação e Jardins, o Movimento Ecológico e a Associação de Moradores e Amigos do Bairro da Consolação e Adjacências.

O acordo assinado pretende compatibilizar diferentes questões públicas:

  • Criação do parque público (com a integridade da área verde existente) e boulevard de ligação com a Praça Roosevelt (Rua Gravataí);
  • Atender à Lei Municipal nº 15.941 de 2013 que cria o Parque Municipal Augusta;
  • Maximizar os recursos de aproximadamente de R$ 90 milhões, recuperados pelo Ministério Público;
  • Contribuir para reforma de equipamentos públicos essenciais e reduzir a demanda por vagas em creches na cidade e na região;
  • Extinguir todas as ações populares e inquéritos instaurados pelo Ministério Público envolvendo os imóveis e seus proprietários;

Confira aqui mais detalhes do termo de acordo e dos investimentos a serem realizados com o dinheiro recuperado.

Parque Augusta

O Parque Augusta fica em um terreno de aproximadamente 24 mil m² no Centro de São Paulo que preserva sua vegetação significativa e bens de valor histórico. Os parques mais próximos são Buenos Aires, Mário Covas e Trianon.

O projeto foi pensado de acordo com os parâmetros definidos no Plano Diretor, que determina uma Taxa de Permeabilidade mínima de 90%, ou seja, somente 10% da área do parque pode ser impermeabilizada.

Também foram pensadas diretrizes para garantir a acessibilidade e a preservação do patrimônio tombado na área, que inclui toda a vegetação do bosque, a edificação remanescente do antigo Colégio Des Oiseaux, além do portal localizado na Rua Caio Prado.

novo projeto parque augusta

Deixe seu comentário