30.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

ViaMobilidade assume operação dos trens da Linha 5-Lilás a partir deste sábado, dia 7

Os operadores de trem da concessionária ViaMobilidade irão assumir o comando das cabines dos trens da frota P da Linha 5-Lilás a partir do próximo sábado, dia 7 de julho, e também os consoles do Centro de Controle Operacional, sob o acompanhamento dos funcionários do Metrô de São Paulo durante todo o dia.

Até então, os operadores de trem e os empregados do Centro de Controle Operacional da ViaMobilidade assumiam os consoles em horários reduzidos, fora dos horários de pico, visando não impactar a operação plena dos trens.

Confira abaixo as etapas de transição:

etapas da transição
Etapas de transição entre a ViaMobilidade e o Metrô de São Paulo na Linha 5-Lilás (Foto: Rede Noticiando)

TRANSIÇÃO

Nas últimas semanas, agentes de segurança e auxiliares de embarque da ViaMobilidade têm sido vistos com frequência nas estações da Linha 5-Lilás e o quadro de funcionários deve aumentar.

É importante ressaltar que desde que foi assinado o contrato de concessão da Linha 5-Lilás entre o Governo do Estado de São Paulo e a ViaMobilidade, a concessionária tem realizado a transição de 120 dias junto com o Metrô de São Paulo.

Esta etapa de transição serve para os funcionários da concessionária se habituarem com o ambiente das estações e das plataformas. Nas redes sociais, os passageiros da Linha 5-Lilás notaram que com a presença dos funcionários nas plataformas já foi possível perceber uma melhora no embarque e desembarque das estações.

A concessionária ViaMobilidade assume a linha em definitivo no próximo dia 4 de agosto.

Confira abaixo um vídeo do canal da Rede Noticiando no YouTube onde mostra os túneis da Linha 5-Lilás direto da cabine de um trem da frota P.

TRENS DAS FROTAS F E P

Uma dúvida comum dos passageiros da Linha 5-Lilás é se os trens vão receber alguma nova pintura e alguma identificação da concessionária ViaMobilidade ou se será mantido o padrão atual do Metrô.

O site Rede Noticiando questionou a assessoria de imprensa da concessionária sobre o assunto que se limitou a dizer que a ”ViaMobilidade não vai se posicionar sobre nenhum tema até o momento que assumir a operação da Linha 5-Lilás”.

O Metrô de São Paulo também foi questionado a respeito do mesmo assunto e a companhia informou que “a concessionária ViaMobilidade assumirá integralmente a operação da Linha-5 Lilás a partir de agosto, cabendo a ela determinar a identidade visual de todos os trens que operará”.

De toda forma, somente no mês de agosto saberemos se os trens das frotas P e F vão estampar a logomarca da ViaMobilidade em sua identidade visual.

CONCESSÃO DA LINHA 5-LILÁS

O consórcio ViaMobilidade ganhou o leilão de concessão em janeiro deste ano para operar e administrar a Linha 5-Lilás e a futura Linha 17-Ouro do Monotrilho.

O contrato foi assinado em abril e será válido por 20 anos, deste então um período de transição tem sido realizado entre o Metrô de São Paulo e a ViaMobilidade, no dia 4 de agosto, inicia-se oficialmente a operação da concessionária.

Vamos acompanhar se a ViaMobilidade trará para a Linha 5-Lilás algumas das tecnologias aplicadas nas estações da Linha 4-Amarela como o painel da plataforma de embarque onde mostra em quanto tempo o próximo trem irá chegar, além do nível de lotação do trem.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS