24.6 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Excesso de bagagem pode comprometer o desempenho do carro e a segurança dos passageiros

Quando o assunto é transporte de malas, a principal dica é não deixar objetos soltos e espalhados pelos bancos. No caso de uma frenagem, por mais leves que sejam, esses itens são arremessados e podem atingir alguém com o peso multiplicado.

Para evitar riscos, o mais indicado é acomodar toda a bagagem no porta-malas e o que não couber, deixar embaixo do assento do passageiro e do motorista.

O pneu é outro item que merece atenção redobrada antes de pegar a estrada. A calibragem é importante para manter a estabilidade do veículo, além de aumentar o consumo de combustível.

Ao se preparar para dirigir pela rodovia, o condutor deve calibrar os pneus nos primeiros quilômetros rodados. Isso porque o aumento da temperatura tende a aumentar a pressão, o que depois pode prejudicar a eficiência do serviço.

O sobrepeso do carro afeta ainda a suspensão e os freios, já que estão relacionados ao controle do veículo. A suspensão é sentida por meio dos ruídos e das folgas no sistema. No caso dos freios, o pedal fica mais mole e o tempo de frenagem cada vez mais longo.

Dessa forma, o motorista deve planejar com antecedência cada manobra que irá fazer, aumentar a distância dos veículos da frente e respeitar os limites de velocidade.

Atente-se aos fluídos

Assim que a viagem é planejada, verifique o nível de fluído de freio, do limpador do para-brisa, radiador e a data de troca do óleo do motor. Se estiver próxima, o melhor é substituí-lo por um novo.

O consumo do combustível é um dos primeiros sinais que o condutor nota quando o veículo está pesado. Para que o carro desempenhe a mesma velocidade, o motor trabalha com uma aceleração maior, por isso que o consumo aumenta.

Planeje sua bagagem

Seja a família grande ou pequena, planejar e levar somente o necessário para as férias pode evitar imprevistos com o carro e ajuda no manuseio dos objetos durante o passeio.

É recomendado o uso de bagagens em diferentes tamanhos para facilitar a distribuição de peso no porta-malas. Colocar a mala mais pesada por baixo é uma forma de preservar os itens e de precaver os passageiros de trás do impacto intenso.

Mobilidade Sampa

Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais, siga no Twitter, siga no Instagram ou curta a página no Facebook.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS