Desde segunda-feira, dia 4 de junho, a Linha 13-Jade que liga a Estação Engenheiro Goulart à Estação Guarulhos-Aeroporto passou a funcionar em horário comercial das 4h à meia-noite, de domingo a sexta-feira, e das 4h à 1h, aos sábados.
Durante toda esta semana eu acompanhei o relato dos passageiros nas redes sociais sobre o funcionamento da nova linha em horário comercial e destaco abaixo os problemas enfrentados. Continue lendo.
https://twitter.com/resilvaec/status/1004163884884905984
Segunda-feira, dia 4 de junho
– O passageiro Fábio relatou pelo Twitter que no horário de pico da manhã, o percurso de trem entre as estações Engenheiro Goulart e Guarulhos-Aeroporto foi mais rápido do que a conexão dos ônibus da concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto de Guarulhos. O ônibus levou 30 minutos para fazer o trajeto da estação até o Terminal 3 do aeroporto. Ficou parado 20 minutos na estação, cheio como a lotação dos ônibus na hora do rush na capital paulista, depois ficou mais tempo parado nos terminais 1 e 2 até chegar no terminal 3.
– Os trens operavam com intervalo médio de 30 minutos entre as estações Engenheiro Goulart e Guarulhos-Aeroporto. Apesar de ter ampliado o serviço, apenas dois trens continuam disponíveis para o trajeto, um em cada sentido. Até o fim do mês, a previsão é que o intervalo seja de 20 minutos entre os trens nos horários de maior demanda de passageiros, informa a CPTM.
– Para quem vinha de Guarulhos e desembarcava na Estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira foi praticamente impossível embarcar no horário de pico da manhã. A passageira Beatriz relatou no Twitter que “simplesmente não dá pra entrar nos trens da linha 12 porque eles já vem absolutamente lotados, convido a todos para presenciarem a cena, é bem bonito ver a luta diária do povo”.
– A CPTM chegou a colocar um serviço de Loop para tentar desafogar o acúmulo de passageiros que se formou na plataforma da Estação Engenheiro Goulart, com isso colocou trens para circular no trecho entre as estações Brás e Engenheiro Goulart, mas acontece que um novo problema surgiu. Para esse serviço funcionar, foi necessário diminuir a velocidade nos trens da linha 12-Safira, o que gerou atrasos em todo ramal, e consequentemente mais reclamações por parte dos passageiros.
@CPTM_oficial , espero que mandem todos os dias um trem vazio para a estação engenheiro Goulart… hoje chegou um quase 8h e foi muito bom para quem está utilizando a linha nova de Guarulhos
— Bruno Wilson (@bruno__wilson) 5 de junho de 2018
– Uma viagem na Linha 12-Safira, sentido Brás, que costuma durar 40 minutos no período de pico da manhã, na manhã desta segunda-feira durava mais de 1 hora e 30 minutos, além disso com muita lentidão e extremamente lotada.
– Neste primeiro dia de operação, no aplicativo e no site oficial da CPTM em boa parte da manhã não atualizaram que a linha 13-Jade estava em funcionamento, quem acessava ambos os canais apresentava o status “Operação encerrada”.
– Por outro lado quem se dirigia de carro para o Aeroporto de Guarulhos encontrava muitas dificuldades nas rodovias Presidente Dutra e Hélio Smidt, conforme relatado nos tweets da Rádio Trânsito. É regra toda vez que for ao Aeroporto de Guarulhos de carro chegar com mínimo duas ou três horas de antecedência para evitar atrasos devido ao congestionamento nas rodovias.
https://twitter.com/radiotransitofm/status/1003576077921456129
https://twitter.com/radiotransitofm/status/1003585916504506368
– O João Rafael Pinheiro fez o trajeto de volta de São Paulo para Guarulhos no período da noite, confira os relatos dele nos tweets abaixo.
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003785487084146688
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003791864863043586
– A Tatiana Damaceno também fez o trajeto de volta de São Paulo para Guarulhos no período noturno, ela deixou seu relato no tweet abaixo.
Agradeço com todo o meu coração por essa linha. Levei metado do tempo pra chegar em casa hoje. Precisa de alguns ajustes, mas nada que não possa ser resolvido. Tá de parabéns!
— Tatiana (@TatianaDamaceno) 4 de junho de 2018
Terça-feira, dia 5 de junho
– Na manhã desta terça-feira, o João Rafael Pinheiro, fez o trajeto de Guarulhos até São Paulo pela Linha 13-Jade e contou como foi a viagem nos tweets abaixo.
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003930804718833664
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003939015421255680
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003943900690767873
https://twitter.com/joaorafaelp/status/1003949817649909760
A Linha em horário comercial roda com 2 trens partindo em intervalos de 30 minutos e em horário cheio, ou seja, 6 horas e 6:30 horas por exemplo. Recomendado que em horário de pico não se utilize. Devido a SUPERLOTAÇÃO da Linha 12 Safira.
— João Rafael Pinheiro (@joaorafaelp) 6 de junho de 2018
– Ao sair da Estação Guarulhos-Aeroporto para o lado oeste nas placas informativas a CPTM não colocou informações do acesso para o Terminal Taboão, apenas indica o nome das vias.
https://twitter.com/mobigru/status/1004133441896697856
https://twitter.com/gustavobonfate/status/1005232155134513153
– A Jucy relata nos seus tweets abaixo como foi o trajeto de Guarulhos até o bairro da Vila Mariana no primeiro dia de funcionamento da linha em horário comercial e sobre a escuridão no Terminal Rodoviário do Parque Cecap.
Usei ontem pra ir trabalhar na Vila Mariana. Sair de meia em meia hora complicado. Precisa ter instruções melhores da integração. Fiz integração pelo Tatuapé pra ganhar tempo e tive que pagar novamente. Espero que o expresso pra luz seja melhor pq 3 baldeações lotadas não dá…
— Jucy Cabrera (@jucycabrera) 5 de junho de 2018
Mas o pior de tudo @PrefGru_Oficial é aquele terminal escuro atrás da rodoviária do Cecap. Fiquei meia hora esperando um ônibus que passava pela Monteiro Lobato e nada do motorista. Por fim peguei Uber pra vir pra casa e meu trajeto total de trabalho casa foi de mais de 2h.
— Jucy Cabrera (@jucycabrera) 5 de junho de 2018
– Abaixo foto do interior do trem da Linha 13-Jade aguardando partida para Guarulhos na Estação Engenheiro Goulart por volta das 8h30.
Quinta-feira, dia 7 de junho
– O perfil Linha 12-Safira e o passageiro Rogério relataram como foi a viagem de Poá para São Paulo pela linha 12-Safira no horário de pico da manhã nos tweets abaixo.
https://twitter.com/Linha12_CPTM/status/1004676444574961664
Aí eu pergunto, agora será todos os dias assim? Já levamos em média duas horas de trajeto de nossas casas ao trabalho agora levaremos três horas? Uma linha feita para beneficiar uns e prejudicar outros? Essa é a nova realidade da #L12
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 7 de junho de 2018
https://twitter.com/Roger_alves/status/1004680515704754176
Não é impressão não, está realmente mais lenta, o Centro de Controle da CPTM tem colocado trens vazio partindo de Eng. Goulart no horário de pico da manhã, com isso o restante da linha fica bem mais lenta.
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 8 de junho de 2018
Ontem levei 01h25 entre Calmon Viana e Brás, esse percurso em horário de pico levava no máximo 01h05, nunca havia levado tanto tempo sem que houvesse uma falha ocorrendo.
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 8 de junho de 2018
– Como já é habitual acontecer, a Rodovia Hélio Smidt sempre nos horários de pico para quem sai de São Paulo para o Aeroporto de Guarulhos utilizando carro particular, vive congestionada, sendo recomendável sair com horas de antecedência de casa para não se atrasar.
https://twitter.com/ecopistas/status/1004692008491999232
LEIA TAMBÉM
- A reportagem do portal R7 testou o trajeto do Centro de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos e notou algumas falhas como sujeira, escada rolante inoperante e interrupções inesperadas durante a viagem, que durou 1 hora e 30 minutos a partir da região central. A reportagem também conversou com alguns passageiros a respeito do funcionamento da linha 13-Jade da CPTM.