A Prefeitura de São Paulo informou no início da noite desta sexta-feira, dia 25 de maio, que conseguiu no período da tarde comprar combustível para dar continuidade ao serviço de transporte municipal, ameaçado diante da continuidade da greve dos caminhoneiros.
Somente em uma distribuidora da Zona Sul foram adquiridos 240 mil litros de óleo diesel, que foram retirados e transportados com apoio da Polícia Militar. Ainda assim, será necessário manter as medidas de contingência.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
ÔNIBUS MUNICIPAIS DA SPTRANS
A SPTrans informa que deve operar neste fim de semana com 40% da frota de ônibus. O índice de segunda-feira, dia 28 de maio, dependerá da quantidade dos estoques e de novas compras que puderem ser realizadas.
O serviço parcial será mantido graças à compra de 240 mil litros de óleo diesel. Apesar da compra, a SPTrans informa que o combustível continuará sendo usado de forma racionada.
Durante o início da manhã desta sexta-feira, as empresas conseguiram circular com 60% da frota de ônibus programada. As linhas de trólebus e os veículos do Atende operaram com a frota máxima.
No entrepico, a SPTrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 40% dos veículos, para garantir o atendimento no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 50% da frota prevista circulando.
APLICATIVOS DE ÔNIBUS
Para saber se a sua linha de ônibus está rodando, é importante que os passageiros neste fim de semana antes de sair de casa, consultem o sistema Olho Vivo da SPTrans ou os aplicativos de ônibus relacionados abaixo.
Moovit: Baixe para iOS e Android
City Mapper: Baixe para iOS e Android
Trafi: Baixe para iOS e Android
Coletivo: Baixe para Android
Cadê o Ônibus: Baixe para iOS, Android e Windows Phone
SEXTA SEM CARRO
Por conta da paralisação dos caminhoneiros, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes cancelou o programa Sexta Sem Carro no centro da cidade.
CAMINHÕES
Para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego liberou a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões. A Companhia de Engenharia de Tráfego também orientou os agentes de trânsito a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca nos veículos.
Os agentes devem fazer apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito. A manutenção dessas medidas depende da evolução da greve dos caminhoneiros e será decidida ao longo do fim de semana.