A Prefeitura de São Paulo informou no início da tarde deste sábado, dia 26 de maio, que o Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu no período da manhã para atualizar a situação dos estoques de combustível, planejar novas ações para a sua obtenção e discutir o plano de contingência diante da continuidade da greve dos caminhoneiros.
As secretarias, empresas municipais e concessionárias seguem buscando recompor os estoques e, com as compras que foram realizadas nesta sexta-feira, dia 25 de maio, e da madrugada deste sábado, têm a seguinte situação para o transporte municipal.
Ônibus municipais
A SPTrans informa que operou na manhã deste sábado com 57% da frota de ônibus em média. Ao longo deste fim de semana, as empresas foram autorizadas a rodar com metade dos ônibus que usualmente operam. O índice de segunda-feira dependerá da quantidade dos estoques e de novas compras que puderem ser realizadas.
Entre a noite desta sexta-feira e a manhã deste sábado a Prefeitura de São Paulo conseguiu 550 mil litros de diesel, além dos 240 mil litros de diesel obtidos na sexta-feira. Uma nova operação está em andamento para obter mais 580 mil litros nesta tarde deste sábado. As linhas de trólebus e os veículos do serviço Atende operaram com a frota máxima.
Todas as linhas de ônibus da garagem leste da empresa Via Sul Transportes não estão circulando neste sábado, em razão da falta de óleo diesel, desta garagem saem linhas importantes como 5110-10, 3141-10, 3390-10, 5141-10 e 5144-10.
No início da tarde, os ônibus da empresa Tupi Transportes voltaram a operar, após paralisação total no período da manhã. Segundo o Diário do Transporte, a empresa esvaziou os tanques de todos os ônibus e, mais o que sobrou nos tanques da garagem, colocou em cinquenta coletivos que irão operar neste sábado.
Aplicativos de ônibus
Para saber se a sua linha de ônibus está rodando, é importante que os passageiros neste fim de semana antes de sair de casa, consultem o sistema Olho Vivo da SPTrans ou os aplicativos de ônibus relacionados abaixo.
Moovit: Baixe para iOS e Android
City Mapper: Baixe para iOS e Android
Trafi: Baixe para iOS e Android
Coletivo: Baixe para Android
Cadê o Ônibus: Baixe para iOS, Android e Windows Phone
Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que, para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego liberou neste sábado a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões.
A Companhia de Engenharia de Tráfego orientou os agentes de trânsito a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca nos veículos. Os fiscais devem fazer apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito. A manutenção dessas medidas depende da evolução da greve dos caminhoneiros e será decidida ao longo deste fim de semana.
Ruas Abertas
O programa Ruas Abertas será mantido apenas na Avenida Paulista, para economizar combustível da Companhia de Engenharia de Tráfego.