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quinta-feira, abril 18, 2024

Sistema do Cartão E-Fácil segue inoperante

Nas proximidades das estações Santos-Imigrantes da Linha 2-Verde e Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô existem dois estacionamentos do sistema E-Fácil. Porém, desde 2017, o sistema para pagamento com o cartão E-Fácil encontra-se provisoriamente inoperante e somente o sistema avulso de pagamento está operando.

O passageiro podia ir com o seu veículo até uma desses dois estacionamentos e deixá-lo no local pagando com o cartão E-Fácil e seguir o restante do trajeto utilizando o transporte público.

Como funcionava o sistema do cartão E-Fácil?

No momento do acesso ao estacionamento era debitado o valor referente à tarifa do estacionamento no cartão E-Fácil e eram concedidas duas viagens no transporte público da capital paulista. Estas viagens poderiam ser utilizadas nos trens do Metrô e da CPTM e nos ônibus municipais da SPTrans e seriam válidas durante o período em que o veículo permanecesse no estacionamento.

Os valores debitados do cartão permitiam a permanência do veículo por até 12 horas no estacionamento. Decorridas as 12 horas era cobrado o valor adicional a cada hora de permanência do veículo. As duas viagens nos trens do Metrô ou da CPTM ou nos ônibus da SPTrans a que o passageiro tinha direito não eram cumulativas. As viagens que não fossem utilizadas dentro do período de permanência do veículo no estacionamento, que eram de 12 horas, não seriam válidas para um novo período e nem reembolsadas.

Na Estação Santos-Imigrantes era cobrado o valor de R$ 17,00 pelo período de 12 horas, incluindo duas passagens, o valor da hora adicional do estacionamento era de R$ 2,00. Já na Estação Corinthians-Itaquera era cobrado o valor de R$ 14,00 pelo período de 12 horas, que também incluia duas passagens e o valor da hora adicional do estacionamento também era de R$ 2,00.

Porque o sistema do cartão E-Fácil parou de funcionar?

Eu procurei o Metrô para esclarecer porque o sistema parou de funcionar e foi encaminhada a seguinte resposta:

“Informamos que os equipamentos de validação e recarga do cartão E-Fácil, estão inoperantes por problemas técnicos. Esses equipamentos são desenvolvidos, atualizados e mantidos pela empresa Prodata, homologada pela SPTrans, que está desenvolvendo um novo sistema para atender essa demanda, entretanto, o processo para tal está requerendo um prazo muito maior que o desejado.

A Companhia do Metrô está envidando esforços para que o novo sistema seja implantado com brevidade. Enquanto não houver o sistema, o usuário poderá acessar o estacionamento mediante o pagamento da mesma tarifa cobrada por meio do cartão de forma avulsa.”

Esta empresa Prodata também têm várias máquinas de validação e recarga do Bilhete Único e do Cartão BOM em várias estações do Metrô e da CPTM e nos terminais de ônibus da SPTrans.

Inclusive, o Cartão E-Fácil possuindo saldo, também pode ser utilizado como um Bilhete Único Comum, com as mesmas regras de funcionamento e integração.

Como funciona o sistema avulso para fazer o pagamento dos estacionamentos?

Ambos os estacionamentos são administrados pela empresa Maxipark.

Estação Santos-Imigrantes

O estacionamento fica localizado na Avenida Doutor Ricardo Jafet, 2310, no bairro do Cursino, com um total de 227 vagas. É cobrado o valor de R$ 9,00 pelo período de 12 horas e é cobrado o valor de R$ 2,00 pela hora adicional.

Mensalidades

Categoria Integral (24 horas): R$ 199,00
Categoria Diurno: R$ 149,00
Categoria Noturno: R$ 159,00

Estação Corinthians-Itaquera

O estacionamento fica localizado na Rua Salim Jorge Id, no bairro de Itaquera, com um total de 557 vagas. É cobrado o valor de R$ 6,00 pelo período de 12 horas e é cobrado o valor de R$ 2,00 pela hora adicional.

Mensalidades

Categoria Integral (24 horas): R$ 119,00

Neste estacionamento, é disponibilizado um serviço de van gratuito para levar o passageiro do estacionamento para a estação e vice-versa, a Maxipark informou que o funcionamento é 24 horas.

Reclame Aqui

Eu estava pesquisando no site do Reclame Aqui e encontrei reclamações sobre ambos os estacionamentos, após a retirada dos equipamentos do E-Fácil. Na reclamação sobre o estacionamento da Estação Santos-Imigrantes, um passageiro relata as dificuldades encontradas no local, após a retirada do equipamento, a Maxipark respondeu as reclamações.

E na outra reclamação sobre o estacionamento da Estação Corinthians-Itaquera, um outro passageiro relata sua indignação sobre a retirada do equipamento, como o Metrô não responde as reclamações que os passageiros fazem no Reclame Aqui, o passageiro não teve retorno.

Maxipark

Abaixo eu coloquei os contatos da empresa Maxipark, caso você precise entrar em contato.

Site: http://www.maxipark.com.br
E-mail: sac@maxipark.com.br
Telefone: (11) 4689-1001

Considerações

Eu vou continuar acompanhando as informações sobre os reparos nos equipamentos do Cartão E-Fácil e assim que tiver novidades sobre a volta dos equipamentos nas estações Santos-Imigrantes e Corinthians-Itaquera atualizarei este post. Qualquer outra dúvida, você pode me escrever para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

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    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

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