A SPTrans informa que o sistema municipal de ônibus da capital paulista deve operar nesta quarta-feira, dia 30 de maio, entre 60 e 70% da frota de ônibus.
Durante o início da manhã desta terça-feira, dia 29 de maio, às 8h, as empresas conseguiram circular com 67% da frota programada. As linhas de trólebus operaram com a frota máxima, assim como as vans do serviço Atende.
No entrepico, a SPTrans autorizou as empresas de ônibus a rodar com 60% dos veículos, para garantir o atendimento no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 68% da frota prevista circulando.
Devido às manifestações dos caminhoneiros e diante do estado de emergência decretado na cidade, as empresas operadoras ficam autorizadas a operarem as Linhas Noturnas sob sua responsabilidade, a partir da meia-noite, com 50% da frota, equivalendo a intervalos dobrados.
APLICATIVOS DE ÔNIBUS
Para saber a circulação das linhas de ônibus em tempo real, é importante que os passageiros antes de sair de casa, consultem o sistema Olho Vivo da SPTrans ou os aplicativos de ônibus relacionados abaixo.
Moovit: Baixe para iOS e Android
City Mapper: Baixe para iOS e Android
Trafi: Baixe para iOS e Android
Coletivo: Baixe para Android
Cadê o Ônibus: Baixe para iOS, Android e Windows Phone
Acompanhe em tempo real a circulação dos ônibus da sua linha através do site https://t.co/gluqULvrVn ou de aplicativos com a mesma tecnologia disponíveis no site https://t.co/3fHTq68Oyu pic.twitter.com/D3U3xgOcKg
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 28 de maio de 2018
RODÍZIO MUNICIPAL
A Companhia de Engenharia de Tráfego irá manter o rodízio municipal suspenso para veículos e caminhões durante toda esta semana.
A Companhia de Engenharia de Tráfego reforça que os agentes de trânsito foram orientados a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro, onde não prejudique o trânsito.
Conforme decreto do prefeito Bruno Covas, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões também foi liberada durante toda a semana para garantir o abastecimento de serviços essenciais.
COMBUSTÍVEIS
A Prefeitura de São Paulo segue trabalhando para conseguir a recomposição dos estoques de combustível e a manutenção dos serviços essenciais ofertados à população da capital paulista. Está garantido o abastecimento para as frotas municipais para esta quarta-feira, dia 30 de maio.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo disponibilizou 16 postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Assistência Social e da Guarda Civil Metropolitana.
Serviços essenciais que não são prestados pela Prefeitura de São Paulo também estão sendo monitorados pelo Comitê de Gerenciamento de Crise. Os postos de combustível disponibilizados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo foram liberados para a Eletropaulo e a Comgás. A Prefeitura de São Paulo também mantém contato com hospitais particulares, supermercados e outros serviços privados.