24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Confira o que abre e fecha na capital paulista durante o feriado prolongado de Corpus Christi

Em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, diversos serviços estaduais, municipais e particulares estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

O prefeito Bruno Covas suspendeu o estado de emergência a partir desta quinta-feira, dia 31 de maio, e decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 1º de junho. O decreto será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 31 de maio.

Confira como fica o atendimento e programe-se.

BANCOS

Na quinta-feira, dia 31 de maio, as agências bancárias não abrem, já na sexta-feira, dia 1º de junho, as agências bancárias abrem normalmente. As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia 31 de maio poderão ser pagos no próximo dia útil, sexta-feira, dia 1º de junho, sem incidência de multa, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

Precisa falar com o seu banco? Confira os canais de atendimentos dos bancos no site da Federação Brasileira dos Bancos.

Lotéricas

As lotéricas da Caixa Econômica Federal também abrem normalmente nesta sexta-feira, dia 1º de junho.

CORREIOS

As agências dos Correios estarão fechadas na quinta-feira, dia 31 de maio. Na sexta-feira, dia 1º de junho, o funcionamento será normal. Para maiores informações, entre em contato com os Correios através do Fale Conosco.

TEMPO

Segundo previsão da Climatempo, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, a previsão é de sol com algumas nuvens e não chove. As máximas podem chegar aos 25°C e as mínimas podem chegar aos 13ºC.

Na sexta-feira, dia 1º de junho, a previsão é de sol com algumas nuvens e também não chove. As máximas poderão chegar aos 25°C e as mínimas poderão chegar aos 14ºC.

No sábado, dia 2 de junho, o dia será de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. As máximas poderão chegar aos 26°C e as mínimas poderão chegar aos 16ºC.

No domingo, dia 3 de junho, a previsão é de tempo nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar. As máximas poderão chegar aos 19°C e as mínimas poderão chegar aos 15ºC.

SPTRANS

Frota de ônibus

Confira como ficará a frota de ônibus na capital paulista entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

Quinta-feira – Dia 31 de maio – 40% da frota de ônibus
Sexta-feira – Dia 1º de junho – 60% da frota de ônibus
Sábado – Dia 2 de junho – 60% da frota de ônibus
Domingo – Dia 3 de junho – 40% da frota de ônibus

As linhas noturnas estão operando com 50% da frota desde a meia-noite desta terça-feira, dia 29 de maio, devendo permanecer com esse percentual até domingo, dia 3 de junho.

Atende

Nos dias 2 e 3 de junho, 77 vans do Serviço Atende serão disponibilizadas para realizar o transporte em 11 eventosVeja mais informações.

Postos de atendimento

Confira aqui como será o funcionamento dos postos da SPTrans durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

AVENIDA PAULISTA

A Avenida Paulista estará aberta para pedestres e ciclistas nesta quinta-feira, dia 31 de maio, das 10h às 18h. Já no domingo, dia 3 de junho, em razão da realização da Parada do Orgulho LGBT, a avenida não estará aberta para lazer.

COMÉRCIO DE RUA

A maioria dos lojistas das ruas 25 de Março e Santa Ifigênia, das regiões do Brás e Bom Retiro, além dos lojistas de outras regiões da cidade, não costumam abrir seus comércios em dias de feriado como nesta quinta-feira, dia 31 de maio. Agora na sexta-feira, dia 1º de junho, como foi decretado ponto facultativo na cidade, é importante entrar em contato com cada lojista para saber se vai abrir o estabelecimento.

RODÍZIO MUNICIPAL

Para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões ficará suspensa na quinta-feira, dia 31 de maio, e na sexta-feira, dia 1º de junho, assim como o rodízio municipal de veículos e caminhões.

A Zona de Máxima Restrição ao Fretamento, o serviço de Zona Azul e as regras de circulação em faixas e corredores de ônibus, permanecem mantidos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes autorizou a circulação de caminhões com produtos perigosos por 60 dias. Saiba aqui mais informações.

Os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego foram orientados a não multar os veículos que ficarem sem combustível no meio da via. A orientação da companhia é escoltá-los até onde não atrapalhem o fluxo dos demais veículos.

TRÂNSITO

Companhia de Engenharia de Tráfego vai implantar a Operação Estrada para o feriado prolongado de Corpus Christi, de 30 de maio a 4 de junho. O objetivo da operação é garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a mobilidade dos motoristas e pedestres, especialmente nos acessos das rodoviasConfira aqui mais informações.

CPTM

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira aqui a programação completa e antecipe sua viagem.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade que liga a região do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira funciona diariamente das 10h às 15h, em operação assistida, sem cobrança de tarifa. Agora no início do mês de junho, está prevista para a linha funcionar em horário integral, das 4h à meia-noite, mas a companhia ainda não divulgou a data.

METRÔ

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho o Metrô irá realizar um esquema especial de operação para atender os passageiros. No 31 de maio, em virtude dos eventos Marcha para Jesus e Feira Cultural LGBT, o Metrô reforçará o quadro de funcionários em várias estações, nos dias 2 e 3 de junho a Linha 15-Prata do Monotrilho não vai funcionar.

No dia 3 de junho, a oferta de trens em operação será ampliada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender aos passageiros que participarão da Parada do Orgulho LGBT e no dia 4 de junho haverá operação especial no retorno do feriado prolongado. Confira aqui as informações completas.

AEROPORTOS

Para quem for viajar de avião é importante antes de se dirigir aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos, entrar em contato com as companhias aéreas (as principais são Latam, Gol, Azul e Avianca) para saber a situação dos voos. No site da Infraero a situação dos voos também podem ser consultada.

PROCON

A Fundação Procon informa que as audiências, setor administrativo e ouvidoria, além do atendimento telefônico 151 e atendimento eletrônico, não funcionarão na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, e na sexta-feira, dia 1º de junho. Os núcleos regionais do Procon nas cidades de Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham essa programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro das unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo não funcionarão na quinta-feira, 31 de maio. Na sexta-feira, dia 1º de junho e sábado, dia 2 de junho, o funcionamento será normal, das 7h às 19h e das 7h às 13h, respectivamente.

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

POUPATEMPO

O Poupatempo informa que, na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, os postos de todo o Estado de São Paulo estarão fechados, em razão do feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, dia 1º de junho, o expediente volta ao horário habitual em todas as unidades, assim como as operações no sábado, dia 2 de junho.

O Poupinha, atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e no Messenger, no Facebook.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue possuem horários de funcionamento variados nos dias do feriado prolongado de Corpus Christi. Na unidade Clínicas, na capital paulista, haverá expediente na próxima quinta, dia 31 de maio, sexta-feira, dia 1º de junho e sábado, dia 2 de junho, entre 8h e 16h. No domingo, o local estará fechado.

Os interessados em doar sangue podem conferir a programação e endereços dos demais postos pela internet.

DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo informa que os postos de atendimento no Estado de São Paulo fecharão nesta quinta-feira, dia 31 de maio, para o feriado e reabrirão na sexta, dia 1º de maio, no horário regular.

No próximo sábado, dia 2 de junho, estarão abertas as unidades que funcionam regularmente nesse dia da semana. Nas cidades em que o posto do Detran opera em prédios de prefeituras ou delegacias, o funcionamento seguirá o expediente desses órgãos.

CARTÓRIOS

Para consultar o funcionamento dos cartórios durante o feriado prolongado acesse o site oficial dos Cartórios do Estado de São Paulo e localize o cartório mais próximo da sua região.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quinta-feira, dia 31 de maio

Abertos

  • Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes
  • Centros de Acolhida (incluindo Atendes e Centros Temporários de Acolhimento)
  • Central para Coordenadoria de Atendimento 156
  • Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua

Fechados

  • Centros de Referência de Assistência Social
  • Supervisões de Assistência Social
  • Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua
  • Centros de Referência Especializado de Assistência Social e Núcleo de Proteção Jurídica
  • Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica

Sexta-feira, dia 1º de junho

Abertos

  • Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes
  • Centros de Acolhida (incluindo Atendes e Centros Temporários de Acolhimento)
  • Central para Coordenadoria de Atendimento 156
  • Centros de Referência de Assistência Social
  • Supervisões de Assistência Social
  • Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua
  • Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua
  • Centros de Referência Especializado de Assistência Social e Núcleo de Proteção Jurídica

Fechados

  • Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica e de Proteção Especial de Media Complexidade

Sábado e domingo, dias 2 e 3 de junho

Abertos

  • Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes
  • Centros de Acolhida (incluindo Atendes e Centros Temporários de Acolhimento)
  • Central para Coordenadoria de Atendimento 156
  • Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua

Fechados

  • Centros de Referência de Assistência Social
  • Supervisões de Assistência Social
  • Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua
  • Centros de Referência Especializado de Assistência Social e Núcleo de Proteção Jurídica
  • Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica e de Proteção Especial de Media Complexidade

LIXO E VARRIÇÃO

A coleta de lixo domiciliar e hospitalar, a varrição, a limpeza após o término das feiras livres e o recolhimento de animais mortos operam normalmente entre os dias 31 de maio e 3 de junho. A coleta seletiva será restabelecida na segunda-feira, dia 4 de junho.

ESCOLAS

Como a Prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo na cidade nesta sexta-feira, dia 1º de junho, não haverá aula na na rede municipal e na rede estadual.

SAÚDE

Durante o feriado de Corpus Christi em São Paulo, inclusive na sexta-feira, dia 1º de junho, ponto facultativo, hospitais, Prontos-Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Assistência Médica Ambulatorial 24 horas, 12 horas e Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionarão normalmente.

As Unidades Básicas de Saúde Integrais, Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades e unidades da Rede Hora Certa, além das unidades dos hospitais Veterinários da zonas Leste e Norte, fecharão a partir desta quinta-feira, dia 31 de maio, retomando o atendimento na segunda-feira, dia 4 de junho.

CENTROS ESPORTIVOS

Os centros esportivos funcionarão durante o feriado em esquema de plantão e abrem normalmente na sexta-feira, dia 1º de junho. Sábado, dia 2 de junho, e domingo, dia 3 de junho, voltam a atender em esquema de plantão.

CICLOFAIXAS DE LAZER

As ciclofaixas de lazer serão ativadas das 7h às 16h nesta quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi, e também no domingo, dia 3 de junho. A única exceção é a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que não será ativada no domingo, devido a realização da Parada do Orgulho LGBT.

FAB LAB LIVRE SP E TELECENTROS

As 12 unidades da rede de laboratórios públicos de fabricação digital Fab Lab Livre SP estarão abertas na sexta-feira, dia 1º de junho, das 9h às 17h. O programa permite o desenvolvimento e a construção de projetos de forma colaborativa e o compartilhamento do conhecimento, democratizando o acesso às novas tecnologias. Confira aqui a localização das unidades do Fab Lab.

Os 133 Telecentros, unidades do primeiro programa de inclusão digital da cidade de São Paulo, também estarão abertos das 9h às 17h na sexta-feira, dia 1º de junho. Localize aqui o Telecentro mais próximo de você.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os parques municipais irão funcionar normalmente no feriado de Corpus Christi (consulte aqui os horários). A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, localizada no Ibirapuera ficará fechada, enquanto o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, no Parque Anhanguera, atenderá ligações pelo telefone: 3885-6669, no período das 8h às 17h, recebendo animais até 12h.

Na sexta-feira, dia 1º de junho, o atendimento telefônico do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres será das 8h às 17h e o recebimento de animais, no mesmo horário.

TRABALHO

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão fechadas na quinta-feira, dia 31 de maio, e na sexta, dia 1º de junho.

FEIRAS LIVRES

A Prefeitura de São Paulo informou durante a semana que as feiras livres da cidade estão funcionando em seus pontos habituais desde quarta-feira, dia 30 de maio, de acordo com os seus estoques.

MERCADOS E SACOLÕES

Confira os horários de atendimento de todos os mercados e sacolões municipais da capital na quinta-feira, dia 31 de maio:

sacolões da cidade mercados da cidade

EDUCAÇÃO

Na Secretaria Municipal de Educação, as Unidades Educacionais permanecem fechadas durante o feriado de Corpus Christi e os Centros Educacionais Unificados funcionam das 8h às 18h, todos os dias.

PREFEITURAS REGIONAIS

As praças de atendimento estarão fechadas na quinta-feira, dia 31 de maio, e na sexta-feira, dia 1º de junho.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS