A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, programou estratégia especial para atender ao fluxo de passageiros no feriado de Carnaval, que será adotada em todos os dias da folia.
A estratégia preparada pela concessionária prevê aumento do número de trens em circulação na linha e ampliação do quadro de colaboradores. De acordo com a demanda ao longo dos dias de festa, a oferta de trens poderá ser maior com a inclusão de trens reservas na operação. O efetivo de colaboradores também terá ampliação, tanto nas estações quanto no interior dos trens.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, como Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho, a concessionária adotará a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, desta forma garantindo maior fluidez na movimentação de passageiros pelas estações.
A estratégia também prevê a implantação de bolsões, que são áreas delimitadas por grades, para controlar o acesso de passageiros em estações com grande demanda, como Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, certificando que a entrada do público seja realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.
Outra estratégia de organização de fluxo de passageiros que poderá ser utilizada pela concessionária é o desligamento das escadas rolantes no interior das estações. Se for avaliada a necessidade, as escadas rolantes das estações de maior movimento poderão ser paralisadas para dar agilidade à movimentação de usuários.
A comunicação com os usuários será reforçada durante o período por meio de orientação dos agentes. Vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação serão transmitidas dentro dos trens e estações, conscientizando sobre respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.
Acionamento de botões de emergência
No fim de semana do pré-Carnaval, dias 3 e 4 de fevereiro, a Linha 4-Amarela registrou o acionamento indevido dispositivos de emergência em 25 ocasiões, o que causou paralisações na circulação de trens e atrasos na operação, prejudicando seus usuários.
A ViaQuatro conta com a colaboração dos passageiros para denunciarem aos funcionários das estações atos como o acionamento de botões de emergência sem necessidade.
Horário de operação
O funcionamento da Linha 4-Amarela durante o Carnaval segue o horário da rede de transporte sobre trilhos da região metropolitana de São Paulo. No sábado, dia 10 de fevereiro, os trens circulam das 4h40 à 1h, e no domingo, dia 11 de fevereiro, segunda, dia 12 de fevereiro, e terça-feira, dia 13 de fevereiro, das 4h40 à meia-noite. Já na quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, o início da operação será antecipado para 4h.
Dicas
Para facilitar o embarque e o desembarque nas estações é importante comprar com antecedência o bilhete de ida e de volta.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h. Excepcionalmente no sábado, dia 10 de fevereiro, e domingo, dia 11 de fevereiro, a Central funcionará das 8h00 às 22h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.