18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

3Marias: aplicativo de carona a pé para mulheres

Caminhar sozinho em rua escura no período da noite é uma sensação perigosa no tamanho de uma metrópole como São Paulo, onde aceleramos nossos passos sentido medo. Esta é uma realidade para muitas pessoas e principalmente para as mulheres, enquanto não tivermos nas ruas segurança o suficiente para evitar assaltos e violência, a união entre as pessoas faz a força.

E pensando neste objetivo, a Thaís Akemi Kuga, fundou a antiga startup 3Marias, um aplicativo que conectava mulheres para encontrar carona a pé. A equipe ainda contava com Daniel Malk, desenvolvedor do aplicativo, e Gabriela Cardoso, desenvolvedora voluntária que ajudava com a UX (User Experience) e o site do projeto.

“A ideia da 3Marias surgiu quando eu passei para a grade noturna da faculdade e comecei a sentir mais forte a dor de ser mulher e ter que andar sozinha pelo trajeto faculdade-metrô. O caminho se tornou muito mais longo e assustador, foi aí que percebi que existia uma movimentação das alunas nas redes sociais (Whatsapp e Facebook) para encontrarem uma companhia. No entanto, muitas caronas a pé não aconteciam pois as redes sociais não nasceram com essa finalidade e as meninas não liam as notificações a tempo, então decidi criar o aplicativo 3Marias para formalizar o processo e aumentar a chance das Marias andarem juntas e com mais segurança”, explicou Thaís.

O aplicativo que ficou de ser lançado para os sistemas operacionais iOS e Android e que também estava fase de desenvolvimento, possibilitaria a conexão entre mulheres para que juntas pudessem andar a pé em um determinado trajeto. “Não tenho uma data exata, estamos em fase de teste do aplicativo e pretendemos lançar em Março, mês das mulheres. O aplicativo estará disponível para as duas plataformas”, explicou Thaís.

Enquanto o aplicativo era desenvolvido, as interessadas podiam se inscrever no site da 3Marias (não está mais no ar) para ser avisada do lançamento, realizando um breve cadastro.

Qual era a ideia do aplicativo?

Vamos supor que a mulher esteja saindo da faculdade por volta das 23h e precisa ir a pé para o ponto de ônibus mais próximo, porém ela sente que o trajeto não tem segurança, a ideia era a seguinte: abrir o aplicativo no smartphone, informar o local onde estava, incluindo depois o destino e horário.

O aplicativo iria relacionar as mulheres que pudessem fazer o mesmo trajeto que ela, podendo abrir a janela de chat para conversar com alguma delas, combinar o local para se encontrarem e depois irem juntas e em segurança para o destino desejado.

Seria importante para tornar o aplicativo cada vez mais seguro, que a usuária avaliasse a mulher que foi sua carona a pé, ou seja, outras mulheres poderiam saber em quem confirar e isso tornaria o aplicativo cada vez mais confiável.

3marias
Foto: Reprodução/3Marias

Eu achei super prático a ideia deste aplicativo, pois ajudaria as mulheres encontrarem outras mulheres para fazer um trajeto a pé, nos locais que sentem insegurança, mais uma vez é o empoderamento feminino ganhando força. O aplicativo era previsto para funcionar primeiramente na cidade de São Paulo e depois ser expandido para outras cidades do Brasil.

Campus Party Brasil 2018

A 3Marias esteve presente no espaço Startup & Makers dentro da área Open Campus durante a 11ª edição da Campus Party Brasil.

Neste espaço as startups em fase inicial e em estágio de crescimento, apresentaram seus projetos ao público e aos campuseiros presentes no evento, além de terem a oportunidade de impulsionar os negócios e fazer networking.

No último dia do evento aconteceu a premiação das startups em fase inicial e a 3Marias ganhou o prêmio destaque. Parabéns a toda equipe da 3Marias pela conquista! \o/

Segurança

Falando mais sobre segurança, perguntei para a Thaís quais são os pontos mais fracos da segurança para as mulheres aqui na cidade de São Paulo, a fonte do dado que ela cita é do site Relógios da Violência.

“Pensando na infraestrutura da cidade, um dos pontos que mais contribui para que a mulher se recolha do espaço urbano são as ruas com má iluminação. Nem sempre podemos desviar nossos caminhos e uma rua escura, além de abalar o imaginário feminino, é um ambiente favorável para a ocorrência de casos de violência contra a mulher. Vivemos em um país onde a cada 1,5 segundo, uma mulher é vítima de assédio andando na rua, com uma iluminação ruim e pouco policiamento, fica difícil se sentir segura para se locomover a pé por São Paulo”, diz Thaís.

Contatos

Para saber mais informações sobre a antiga startup 3Marias você pode relembrar o trabalho da startup em sua página no Facebook que ainda não foi desativada. O site oficial não está mais no ar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS