20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

ViaQuatro distribui na Linha 4-Amarela cartilha de combate ao abuso sexual nos transportes públicos

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, distribui em suas estações a cartilha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”. A versão eletrônica para download em arquivo PDF também está disponível, baixe aqui. O material traz informações para os passageiros sobre como agir em caso de abuso sexual, seja vítima ou testemunha.

A cartilha destaca, com linguagem simples e direta, que abuso é qualquer ato cometido sem consentimento da outra pessoa, enfatizando que a culpa nunca é da vítima. Também estão no texto os procedimentos corretos em caso de abuso, como pedir ajuda, chamar a atenção dos outros passageiros, preservar provas e memorizar as características do abusador. O conteúdo foi redigido com a colaboração de especialistas da área jurídica e social.

abuso sexual cartilha
Foto: Divulgação

A publicação é um dos resultados da campanha de mesmo nome, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e apoiada pela ViaQuatro, entre os meses de setembro e novembro do ano passado, com o objetivo de conscientizar a população. Na Linha 4-Amarela as mensagens foram transmitidas por meio de cartazes, vídeos nos trens e monitores de plataformas. Outras ações realizadas foram o treinamento dos funcionários das empresas de transporte para atendimento às vítimas e programas de reeducação dos abusadores.

Também participaram da campanha: Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, CPTM, Metrô, EMTU, SPTrans, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, ViaQuatro, Estrada de Ferro Campos do Jordão, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS