A CPTM está implantando borrachões na plataforma 4 da Estação da Luz e na plataforma 4 da Estação Brás, locais onde se concentra maior número de passageiros. Os borrachões de proteção diminuem a distância entre o trem e a plataforma, garantindo mais segurança no embarque e desembarque dos passageiros.
A implantação na Estação da Luz será finalizada até o Natal. Já na Estação Brás, os serviços deverão ser concluídos na primeira quinzena de janeiro. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.
O borrachão foi projetado exclusivamente para a CPTM de modo a permitir também a passagem dos trens de carga. O espaço entre o trem e a plataforma nas estações da CPTM é consequência da inexistência de uma via para o transporte ferroviário de cargas, que hoje passa por dentro da cidade de São Paulo, nas mesmas vias por onde transitam os trens de passageiros.
Os trens de carga são mais largos e a solução para absorver seu tráfego é a implantação do ferroanel pelo governo federal, defendida pelo Governo do Estado de São Paulo não apenas pela segurança dos passageiros, mas também para sanar um gargalo logístico. O Estado fez sua parte e está implantando o Rodoanel Norte com espaço suficiente para o futuro ferroanel.
Para orientar aos passageiros sobre os cuidados que devem ser tomados durante o embarque e desembarque, a Companhia emite avisos sonoros nas estações e trens. A CPTM também mantém campanhas permanentes sobre prevenção de acidentes nas estações e trens no site www.cptm.sp.gov.br, nas redes sociais (Twitter @cptm_oficial e Facebook @cptm.fanpage), vídeos e painéis de campanhas publicitárias.