20 de outubro é o Dia do Maquinista Ferroviário

No dia 20 de outubro é celebrado anualmente o Dia do Maquinista. Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis pela condução dos transportes ferroviários no Brasil.

É uma profissão centenária, com uma rotina exaustiva, porém prazerosa. Uma profissão muitas vezes herança de família, passada de pai para filho, é mais do que uma profissão, um dom, um estilo de vida.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Também conhecido como Dia do Maquinista Ferroviário, esta data foi instituída através do Decreto de Lei de número 12.621, de 8 de maio de 2012.

    No Estado de São Paulo, desde 2002, o Dia do Maquinista já havia sido oficializado através do Decreto de Lei de número 11.048, de 9 de janeiro de 2002. A proposta foi um projeto de lei do deputado federal Júlio Semeghini, que lembrou que apesar de todas as tecnologias disponíveis, o maquinista ainda é o grande responsável pelo trem.

    A escolha do dia 20 de outubro para celebrar o Dia do Maquinista é uma homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo, que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907.

    Infelizmente, o Brasil ainda não conta com uma grande malha ferroviária, o que seria um meio de transporte de grande auxílio no País, em razão de sua imensa dimensão territorial.

    Aqui em São Paulo e região metropolitana, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), conta com cerca de 1.500 profissionais que conduzem as inúmeras séries de trens e locomotivas que integram a frota das seis linhas (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).

    No vídeo abaixo, o canal Café Ferroviário no YouTube compartilha sete passos para os interessados em se tornar um maquinista de viagem.

    Deixe um comentário