28.9 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

ViaQuatro promove campanha de segurança para prevenção de acidentes

Quem já não esbarrou em alguém por estar digitando no celular ao caminhar em uma estação de metrô? Ou viu alguém correndo nas escadas rolantes e tropeçar? Situações como essas são observadas com mais frequência, a cada dia, nas estações da Linha 4-Amarela.

Com objetivo de prevenir acidentes, a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, lança nesta segunda-feira (25/9) campanha para orientar passageiros a adotar pequenas mudanças em hábitos do dia a dia que resultam em um ambiente mais seguro para todos.

O número de casos de acidentes tem evoluído de forma gradativa nos últimos três anos. Neste ano, a média mensal de ocorrências está em 23,9, contra 20,8 registradas pela concessionária em 2016 e 16,3 em 2015.

“Com base nos registros, identificamos que as principais causas de acidentes são ocasionadas por hábitos considerados inofensivos como ler ou digitar no celular enquanto caminha e correr nas escadas. Quando olham para o telefone ou livro, as pessoas se distraem e acabam esbarrando e tropeçando. Entendemos que mudar uma única atitude pode agregar muito para gerar maior segurança aos nossos passageiros. É uma campanha de caráter preventivo, que estimula os passageiros a observar o caminho por onde passa e a evitar acidentes”, informa José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.

Entre as dicas abordadas na ação estão evitar olhar e digitar no celular ao caminhar e ficar atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas ao embarcar e desembarcar dos trens. Em dias de chuva, ter prudência, pois o piso molhado fica escorregadio. Sempre andar de mãos dadas com crianças nos trens e estações, usar o corrimão nas esteiras e escadas fixas e rolantes e, no interior dos trens, sempre segurar nas barras de apoio para evitar acidentes na aceleração e frenagem dos trens.

Para que as mensagens da campanha alcancem maior número de pessoas, pela primeira vez, a ViaQuatro adesivou as principais escadas rolantes das estações Pinheiros e Luz em toda a extensão. No total, a linha possui 100 escadas rolantes e todas vão receber algum tipo de adesivação com mensagens de orientação.

Intervenção artística

Nesta segunda-feira (25/9), e terça-feira (26/9), um grupo de atores realizará intervenção artística em duas estações da Linha 4-Amarela, a fim de divertir e conscientizar os passageiros. “Informar com clareza os passageiros, comprovadamente, aumenta a percepção de alerta das pessoas e pode contribuir para evitar novas ocorrências”, afirma José Luiz Bastos.

A campanha contempla também divulgação massiva em painéis e cartazes instalados em todas as estações e área interna dos carros dos trens, vídeos informativos veiculados nos monitores, localizados nas plataformas de embarque e nos trens.

Serviço

Intervenção artística – Família Burg

Data: 25 de setembro
Local: Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela
Horário: das 6h às 10h

Data: 26 de setembro
Local: Estação Luz da Linha 4-Amarela
Horário: das 10h às 14h

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS