O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 16 de agosto, o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (km 21 Osasco). O equipamento integra o Corredor Itapevi-São Paulo, que visa melhorar a mobilidade na região oeste da Grande São Paulo.
O Governo do Estado investiu R$ 29 milhões no empreendimento, localizado na Avenida dos Autonomistas, nº 7130, no bairro Quitaúna, em Osasco.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Durante o evento, o governador também autoriza a publicação de editais para contratação de obras nos trechos Jandira-Carapicuíba e Carapicuíba-km 21 do Corredor Itapevi-São Paulo.
Com 8.000 m² de área e seis plataformas, o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (km 21 Osasco) será passagem de 52 linhas, sendo 40 metropolitanas, nove municipais de Carapicuíba e três da cidade de Osasco. Ao todo, 350 ônibus circularão por lá, transportando mensalmente cerca de 250 mil passageiros.
O local, com viário em pavimento rígido, é dotado de duas bilheterias, quatro sanitários devidamente acessíveis (dois masculinos e dois femininos), quatro escadas rolantes e quatro elevadores, além de uma passarela que facilita o acesso à estação General Miguel Costa, da linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A integração tarifária das linhas metropolitanas de ônibus com o trem é feita por meio do Cartão BOM, que proporciona um desconto de R$ 1,50 no valor das duas tarifas.
Obras continuam
O corredor Itapevi-São Paulo continua em obras para melhorar a mobilidade entre os municípios da região metropolitana. O primeiro trecho, que compreende 5 km entre Itapevi e Jandira tem previsão de entrega para junho de 2018.
O segundo trecho, Jandira-Carapicuíba, tem 8,8 km e inclui o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência e nove estações de embarque e desembarque. Uma nova licitação será feita para as obras remanescentes, com previsão de que o edital seja publicado até o fim deste mês e início de obras até o fim do ano.
O terceiro trecho vai de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso, com 2,2 km de extensão, duas estações de embarque e um terminal. As obras do sistema viário já estão 65% concluídas.
Já o quatro e último trecho, do Terminal Luiz Bortolosso à Vila Yara, com 7,6 km de extensão, inclui um terminal de integração na Vila Yara e dez estações de embarque. Os projetos básico e executivo foram concluídos.
Locais servidos pelas linhas metropolitanas que operam no Terminal Luiz Bortolosso:
Capital: Barra Funda, Jardim João XXIII, Lapa, Metrô Butantã, Pinheiros, Hospital das Clínicas, Rio Pequeno, Rodovia Raposo Tavares km 17,8
Osasco: Centro, Jardim Santo Antônio, Jardim Veloso, Terminal Santa Maria, Vila Yara, Vila Yolanda
Barueri: Alphaville/Bradesco, Alphaville II, Jardim do Líbano, Parque Viana, Vale do Sol
Carapicuíba: Cohab 1, Cohab V, Cidade Ariston, Jardim Novo Horizonte, Parque Jandaia, Vila Dirce
Cotia: Terminal Metropolitano
Itapevi: Centro, Cohab, Cohab/Jardim Paulista, Vila Gióia
Jandira: Jardim Nossa Senhora de Fátima
Santana de Parnaíba: Alphaville X, Residencial Tamboré III
Pirapora do Bom Jesus: Jardim Bom Jesus