SPTrans adota Bilhete Único permanente para pessoas com deficiência irreversível

Foto: Reprodução

Portadores do Bilhete Único Especial (Pessoa com Deficiência) que possuam deficiência física irreversível não precisarão mais revalidar anualmente seus cartões junto à SPTrans a partir de amanhã, 1º de setembro. A medida beneficiará 24 mil pessoas que utilizam o transporte público gratuitamente.

Antes desta decisão, esses passageiros precisavam comparecer ao posto central da SPTrans uma vez por ano, para revalidar seus bilhetes. A partir de agora, basta continuar utilizando o cartão normalmente, sem a necessidade de qualquer trâmite junto ao poder público.

Com a medida, a SPTrans atende uma demanda antiga dos usuários, que a atual gestão conseguiu implementar neste momento ao realizar ajustes nos validadores.

A revalidação automática vale para as pessoas que possuem o cartão com a seguinte inscrição: BENEF-PERMANENTE – REVALIDAÇÃO ANUAL. Assim, esta revalidação anual não precisará mais ser feita.

Pessoas que receberem o cartão pela primeira vez a partir de setembro já o terão somente com a inscrição BENEF-PERMANENTE.

Em caso de morte do titular do bilhete, a SPTrans será informada pelo Sistema de Controle de Óbitos e o cartão será cancelado imediatamente, evitando qualquer tipo de fraude.

A renovação segue valendo para pessoas com deficiências temporárias ou com possibilidade de reversão. Nesses casos, o prazo de validade do benefício varia de acordo com a patologia, entre um, dois e quatro anos. No total, 200 mil pessoas possuem o Bilhete Único Especial (Pessoa com Deficiência).

Atende

Além do Bilhete Único Especial, a SPTrans conta com outro serviço essencial às pessoas com deficiência: o Atende, uma modalidade de transporte porta a porta a pessoas com deficiência física com alto grau de severidade de dependência. Autistas e surdocegos também podem contar com as 407 vans e 100 táxis adaptados que operam nesse sistema.

Com auxílio do Atende, os usuários fazem seus deslocamentos para atividades relacionadas a questões de saúde, trabalho, estudo e, também, atividades culturais e de lazer e integração. Em um mês típico, cerca de 5 mil usuários e mais de 3 mil acompanhantes são transportados.

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Todos os veículos são adaptados de acordo com as normas de segurança existentes. Os motoristas, por sua vez, são devidamente treinados para lidar com passageiros com deficiência física, autismo e surdocegos.

Ao longo dos anos, o Atende recebeu vários prêmios na categoria “Reabilitação de Pessoas com Deficiências”, mostrando a importância e o reconhecimento da qualidade do serviço.

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