ViaQuatro reforça campanhas que estimulam atitudes cidadãs no metrô com esquetes cômicos

Esperar o desembarque para entrar no metrô, usar o celular sem atrapalhar o fluxo dos demais passageiros e evitar empurra-empurra são gestos simples que melhoram a viagem de todos. De segunda (17) a quarta-feira, a concessionária ViaQuatro reforça suas campanhas que promovem atitudes cidadãs com performances de atores em seis estações da Linha 4-Amarela – Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz.

Entre 10h e 14h, os atores circularão pelas plataformas das estações em trios, encenando de forma bem-humorada situações que comprometem o fluxo. Os esquetes terminam com um dos atores desenrolando um cartaz com a mensagem sobre o bom comportamento. As frases “Sem empurrão é bem melhor”, “Só tem olhos pro celular? Não caia nessa!” e “Deixe a vida fluir. Libere a passagem!” também serão cantaroladas com acompanhamento de ukulele.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “As campanhas de orientação são permanentes e bem-sucedidas. É um processo de educação contínuo, que sempre deve ser reforçado”, afirma a gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro, Juliana Alcides.

    Foto: Divulgação

    Resultado premiado

    Com a campanha Embarque Consciente, em vigor desde 2013, a ViaQuatro ganhou o Prêmio Ferroviário Padrão, na categoria Transporte de Passageiros, concedido pela Revista Ferroviária. Usando sinalização no solo e ações educativas, o programa orienta os passageiros a aguardar o embarque nos trens na região lateral das portas de plataforma, deixando a área central livre para o desembarque. Simples e eficiente, a campanha tem ajudado a organizar o fluxo de passageiros, especialmente no horário de pico.

    https://www.youtube.com/watch?v=zb8njkHmh_w

    A iniciativa contribuiu para reduzir intervenções dos usuários nas portas de plataformas. Com isso, houve diminuição de 17% no tempo de parada dos trens nas estações, sem prejudicar o embarque. O tempo de percurso completo da linha e o intervalo também diminuíram. Como resultado, o passageiro espera menos nas plataformas e viaja com mais rapidez.

    Deixe um comentário