19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Preservação do patrimônio ferroviário será tema de workshop

“A preservação do conjunto ferroviário: algumas questões decorrentes das transformações no uso e operação” será o tema da palestra promovida pelo projeto Memória Ferroviária, no dia 17 de julho, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Controle Operacional, na Estação Brás da CPTM.

Embora muitas vezes a ferrovia seja associada ao universo masculino, várias mulheres também são atraídas pelo tema. Pela primeira vez, na edição deste ano, o seminário Memória Ferroviária será ministrado por duas especialistas: as arquitetas Priscila Kamillyn e Rafaela Rogato, da Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru. A mediação será do pesquisador Ewerton Moraes.

A palestra propõe a reflexão sobre as formas de salvaguarda do patrimônio industrial ferroviário, com base em práticas de reutilização, proteção e diretrizes patrimoniais relacionadas aos conjuntos que marcaram o desenvolvimento do Estado, a partir da segunda metade do século XIX.

Somente no final do século XX e começo do XXI, foram criados projetos de restauro e revitalização das estruturas ainda existentes, com base nas histórias vinculadas à ferrovia, principalmente, com uma abordagem de teor cultural.

A análise dos conjuntos ferroviários (estações, casas, oficinas, armazéns, etc) visam identificar estratégias para difundi-los como bens culturais. Para ilustrar a importância operacional, histórica e arquitetônica das estruturas ferroviárias, as duas especialistas realizaram um estudo sobre dois conjuntos:

• Companhia Mogiana, em Campinas;
• Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em Mairinque;

O trabalho utilizou como instrumentos metodológicos pesquisas documentais e bibliográficas, além de mapeamentos, inventários e estudos dos processos de tombamento.

Está é a 7ª palestra da edição 2017 do projeto Memória Ferroviária, que promove palestras com especialistas abertas aos empregados da CPTM e ao público. As vagas são limitadas e para participar gratuitamente, basta se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.

Sobre as palestrantes

Priscila Kamilynn Araujo dos Santos

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista, ​fez estágio de pesquisa na Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Sevilla, Espanha. Como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre patrimônio cultural, especificamente o industrial ferroviário de 2012 a 2014.

Rafaela Rogato Rondon Silva

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista. Fez dois intercâmbios na Universidad de Sevilla (Espanha) e desenvolveu Projeto de Iniciação Científica, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Serviço

Projeto Memória Ferroviária
Palestra: “A preservação de conjunto ferroviário: algumas questões decorrentes das transformações no uso e operação”
Data: 17/07, segunda-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório CCO, Estação Brás da CPTM
Inscrição Gratuita pelo e-mail: marketing@cptm.sp.gov.br

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS