20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

CET e Departamento de Operação do Sistema Viário atendem solicitação para emissão de Cartão de Estacionamento de Idoso na Zona Sul

A Secretaria de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego e do Departamento de Operação do Sistema Viário, inicia nesta quarta-feira (5/7) o atendimento móvel para solicitação e emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso na zona sul de São Paulo.

O posto móvel vai funcionar inclusive aos fins de semana, tornando todo o processo de emissão do Cartão mais fácil e acessível a quem normalmente não consegue realizar a solicitação nos dias úteis.

Entre os dias 5 e 9 de julho, e de 12 a 16 do mesmo mês, a unidade móvel estará montada no Shopping Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, nº 3.103, em Moema), das 12h às 18h. E entre os dias 19 a 23 julho, e de 26 a 30 do mesmo mês, a equipe do Departamento estará do Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, nº 2.255, em Interlagos), também das 12h às 18h.

Foto: Divulgação

O objetivo é assegurar aos idosos maior possibilidade de requererem o Cartão de Estacionamento para sua categoria sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Os dois pontos escolhidos foram shoppings que ficam na zona sul – duas semanas em cada shopping – para facilitar o atendimento da população idosa na região, a maior em extensão territorial da cidade de São Paulo.

Exposição

Quem for aos postos móveis nos shoppings Ibirapuera e Interlagos, durante esse período, também poderá conferir uma exposição que conta a trajetória da CET ao longo dos seus 40 anos de existência. A mostra conta com painéis, fotos e registros históricos da atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego no trânsito da capital paulista desde o ano de 1976.

Zona Leste

Desde a última sexta-feira (30/6), a Prefeitura Regional do Aricanduva (localizada na Rua Atucuri, nº 699, na Vila Carrão) também passou a emitir o documento. A solicitação pode ser das 8h às 17h (confira abaixo como requerer o benefício).

A medida foi implementada para facilitar o acesso ao serviço por parte dos idosos que moram na Zona Leste. Desta forma, quem deseja solicitar o benefício e mora na região não necessita mais deslocar-se até a sede do Departamento, em Pinheiros, zona oeste, para entregar a documentação exigida.

Foto: Divulgação

O que é o Cartão de Estacionamento para Idoso

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital.

Quem tem direito

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

Como solicitar o benefício

– Fazer seu cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais, no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes no link http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx.

– Solicitar Novo Requerimento de Idoso – somente um requerimento por requerente (Idoso) será possível ser cadastrado.

– Imprimir o requerimento e levar aos postos do Departamento de Operação do Sistema Viário. Também é preciso apresentar RG (documento de identidade) original e válido, CPF original e comprovante de residência em nome do requerente (são aceitos como contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito).

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS