O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois novos trens da CPTM para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), nesta terça-feira (13/6). Trata-se da primeira composição da série 9500, fabricada pela Hyundai Rotem, e a 12ª da série 8500, fornecida pela CAF.
“Nós queremos, até o final deste ano, completar a entrega dos 65 trens que adquirimos em 2013”, disse o secretário. “Vamos aposentar os trens antigos, melhorar a operação e oferecer mais conforto aos usuários, com trens com ar condicionado, novos bancos e vagões interligados”.
Novo trem série 8500 (8504) entregue hoje a população e passageiros da @Linha7_CPTM sentindo Francisco Morato #CPTM 📷 @cptmnoticiando pic.twitter.com/Y37HfWwLWJ
— CPTM Noticiando (@cptmnoticiando) 13 de junho de 2017
Os dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendados à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem, que para fornecê-los inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araraquara, interior paulista. Atualmente, dos 13 trens já entregues, dois operam no Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).
A chegada das composições do novo lote marca o início do processo de padronização da frota que atende a Linha 7-Rubi, que é formada por 19 trens. Já são 11 composições novas em circulação e as demais serão substituídas ao longo dos próximos meses, concluindo o programa de renovação dessa frota.
Cabine do novo trem série 9500 da fabricante Hyundai-Rotem para a #CPTM na @Linha7_CPTM 📷 @cptmnoticiando pic.twitter.com/RvwraMJkWP
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A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, ao longo de 60,5 quilômetros de extensão. O trecho principal tem 39 km e transporta em média 410 mil usuários por dia útil, entre as estações Luz e Francisco Morato. Incluindo-se a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, são 440 mil passageiros atendidos diariamente.
Novos trens da CPTM
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Novo trem série 8500 (8504) entregue hoje a população e passageiros da @Linha7_CPTM sentindo Luz #CPTM 📷 @cptmnoticiando pic.twitter.com/zr9NFe1EgM
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Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.
Interior do trem série 9500 da Hyundai-Rotem para os passageiros da @Linha7_CPTM 📷 @cptmnoticiando #L7 pic.twitter.com/RDChfaM7lU
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Novo trem série 9500 (D508) da Hyundai-Rotem entregue para os passageiros da @Linha7_CPTM destino a Luz #CPTM @cptmnoticiando pic.twitter.com/K7tqLpGMiq
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Termina aqui nossa cobertura sobre a entrega do novo trem (coreano) da #CPTM o série 9500 (D508) para a @Linha7_CPTM 😉 pic.twitter.com/Dzz3keQMXH
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