Passageiros do Terminal Jabaquara poderão fazer testes gratuitos de sífilis

Na próxima terça-feira (27/06), uma equipe de agentes de saúde estará no Terminal Metropolitano Jabaquara para realizar testes gratuitos de sífilis, uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde os casos de sífilis adquirida (em adultos) aumentaram 32,7% no Brasil entre 2014 e 2015.

A ação, organizada pela EMTU em parceria com o Centro de Referência e Testagem, acontecerá das 9h às 17h e disponibilizará cerca de 500 atendimentos. O exame será feito de forma rápida, por meio de coleta de sangue que em poucos minutos revela se há a presença da bactéria.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Quem for diagnosticado com resultado positivo será encaminhado para as unidades da rede pública de saúde para iniciar o tratamento. Os profissionais também darão orientação de como evitar a doença e distribuirão cerca de 7 mil preservativos masculinos e 3 mil femininos, além de 5 mil sachês de gel lubrificante.

    Sobre a sífilis

    A doença pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante relações sexuais sem preservativos com alguém que já esteja infectado, por transfusão de sangue ou de mãe para filho durante a gestação ou parto.

    Os sintomas iniciais são feridas nos órgãos sexuais. Após um tempo as feridas podem sumir sem tratamento, entretanto, a doença permanece no corpo, mesmo sem ser percebida. O estágio avançado da sífilis desenvolve complicações mais graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos que geram risco à vida.

    O aumento dos casos de sífilis adquirida no Estado de São Paulo é preocupante. Segundo o Centro de Referência e Testagem, de 2007 a 2015 foram notificados 113.004 casos de sífilis adquirida. Em 2007 foram registrados 2.685 casos e em 2015 ocorreram 25.987, ou seja, um número 9,7 vezes maior. A maior parte dos casos foi do sexo masculino (61,3%).

    Serviço – Teste Sífilis

    Data: 27/06, terça-feira
    Horário: 09h às 17h
    Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
    Endereço: Terminal Metropolitano Jabaquara – Rua Nelson Fernandes – Jabaquara – SP

    Deixe um comentário