Nesta segunda-feira (19), das 19h às 21h, o historiador Juan Cano falará sobre “O Brasil desde a Janela do Trem”, palestra em que apresentará apontamentos sobre o estudo arqueológico das Oficinas da Companhia Paulista em Jundiaí. O evento acontecerá no auditório do Centro de Controle Operacional, na Estação Brás da CPTM.
O workshop abordará as mudanças que a ferrovia trouxe para o estado de São Paulo nos âmbitos cultural, social e ambiental. O pesquisador utilizou como estudo de caso as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí que,https://carngear.com para ele, são um elemento de grande protagonismo na fala, tanto para explicar como a arqueologia trabalha com os vestígios da ferrovia, como para refletir sobre a circulação internacional de ideias, pessoas e coisas que explicam o lugar ocupado pelo Brasil num mundo globalizado.
A quinta palestra do ciclo projeto Memória Ferroviária é aberta aos empregados da CPTM e ao público. Para participar gratuitamente, basta se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.
As palestras gratuitas com especialistas celebram os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company, primeira ferrovia de São Paulo.
Licenciado em História da Arte, mestre em Arqueologia e Patrimônio e doutor em Arqueologia, Juan Cano é pesquisador da cultura material da industrialização e das ferrovias e coordenador dos levantamentos arqueológicos no projeto Memória Ferroviária da Universidade Estadual Paulista.
Ferrovia: Projeto Memória Ferroviária
Palestra: O Brasil desde a janela do trem
Data: segunda-feira, 19/06
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório do Centro de Controle Operacional, Estação Brás da CPTM
Inscrição Gratuita pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br