Coletivo Estopô Balaio apresenta novo projeto nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM

Os usuários que passarem pelas estações nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral, entre os dias 24 e 28 de junho, poderão conferir o lançamento da primeira temporada do novo projeto do Coletivo Estopô Balaio. Trata-se da peça “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”, inspirada nas histórias de usuários da própria CPTM.

Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Sem saber ler e escrever, esses usuários recorriam aos atores que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. A conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças às vezes boas, às vezes ruins, mas sempre cheia de emoções. Essas histórias foram transformadas em arte e poesia pelo Coletivo Estopô Balaio, que agora devolvem em forma de peça teatral ao público inspirador.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A peça se inicia na Estação Brás da CPTM, às 13h30, e para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.

    Coletivo Estopô Balaio

    Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste. O coletivo é vencedor do Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, entre outros prêmios.

    O projeto de Escrita de Cartas passou por 4 estações da CPTM e mais de mil cartas foram escritas. Desde 2015, a Linha 12-Safira recebe o Espetáculo “Cidade dos Rios Invisíveis” inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

    Serviço

    Coletivo Estopô Balaio: “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”
    Local: Linhas 10-Turquesa, 11-Coral
    Datas: 24, 25, 27 e 28/6
    Horários: 13h30 no Centro Cultural da Estação Brás
    Inscrição: reservas@coletivoestopobalaio.com.br

    Deixe um comentário