Estação Clínicas da Linha 2-Verde recebe campanha de conscientização sobre distúrbios na tireoide

“Não se culpe. Pode ser a sua tireoide”. Com mensagem direta e ação objetiva, o laboratório Merck leva campanha sobre prevenção de distúrbios na glândula à Estação Clínicas da Linha 2-Verde do Metrô. A iniciativa marca a “Semana Internacional da Tireoide” e acontece nesta quinta-feira, dia 25, no mezanino da área paga da estação, na Linha 2-Verde, entre 11h e 16h.

A ideia é alertar os usuários que passam pelo local com distribuição de cartilhas explicativas e dois espelhos que distorcem as imagens das pessoas: um dele emagrece quem se olha, o outro engorda. Essas são duas das consequências das disfunções da tireoide. Além delas, fadiga, irritabilidade imotivada e dificuldades para dormir são outros sintomas característicos de um problema que atinge principalmente as mulheres.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A iniciativa conta com o apoio do Metrô.

    Como tratar a tireóide?

    Confira o vídeo do programa Você Bonita da TV Gazeta de São Paulo:

    10 coisas que você precisa saber sobre tireoide

    Confira abaixo as 10 coisas que você precisa saber sobre tireoide relacionadas pelo site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

    1 – A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.

    2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.

    3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.

    4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

    5 – Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas.

    Mais 5 dicas:

    6 – Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.

    7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.

    8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.

    9 – Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).

    10 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

    Deixe um comentário