17.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Sesc homenageia 25 anos da CPTM promovendo atividades em inúmeras estações​

Em homenagem aos 25 anos da CPTM em 28 de maio, o Sesc promoverá atividades em diversas estações, entre os dias 24 e 26. Confira a programação e participe:​

Abrindo a programação, na quarta-feira (24), das 14h às 15h30, o Sesc Osasco realizará um show de forró da banda Sambasonic com aula aberta de dança. Um casal de dançarinos vai interagir com o público da Estação Osasco, que atende as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Na quinta-feira (25), das 10h às 1​6h, a programação do Sesc Itaquera agitará os usuários da Estação Dom Bosco, que atende a Linha 11-Coral. Na primeira intervenção, as grades da passarela de acesso ao terminal sul ganharão um bordado colorido, criado pelo coletivo de grafite “Meio Fio” com colaboração dos usuários. O tema escolhido é um trecho da obra de Guimarães Rosa: “Digo: o real não está na saída nem na chegada. Ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h, a ação Sussurros Literários vai aguçar os sentidos do público, despertando sensações e emoções em um momento de ruptura e contemplação na correria do dia a dia. Nesta atividade, três atores vão interagir com os usuários, que participarão com os olhos vendados, ouvindo poesias e textos literários de grandes artistas nacionais e internacionais. A proposta é permitir ao usuário vivenciar uma experiência inusitada e surpreendente, acompanhada por sons e efeitos musicais que servem de trilha sonora para a literatura.

Junto com a Estação Dom Bosco, a Estação José Bonifácio promoverá vivência de beisebol, das 10h às 16h. A atividade monitorada permite a prática esportiva sob assistência de um coordenador e de uma equipe de monitores. Equipamentos infláveis, não infláveis e materiais utilizados na modalidade, luvas, bolas, tacos e protetores, entre outros, estarão à disposição do público.

Na Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, o Sesc Belenzinho deixará no local uma “Sericleta”, bicicleta que produz serigrafias. Das 12h às 13h30, a atividade aberta ao público será realizada ao vivo, com a impressão de cartões postais (12cm x 18cm), que serão distribuídos gratuitamente para os participantes.

Na sexta-feira (26), das 12 às 13h30, a Estação Tatuapé recebe o “Cabaré 23 Vinténs”, espetáculo inspirado nos cabarés de variedades da década de 1930, com influências teatrais, circenses e do Jazz feito para dançar. O repertório autoral narra o encontro entre o Jazz e a música brasileira, além de temas clássicos dos cortejos de New Orleans e das caravanas ciganas de Jazz Manouche.

Já o Sesc Santo Amaro traz a banda “Batutas do Coreto” para se apresentar nas estações Santo Amaro, às 11h; Pinheiros, às 12h; e Osasco, às 13h. A banda se deslocará de trem, alegrando também o dia dos usuários que estiverem a bordo. O maior propósito do “Batutas do Coreto” é reapresentar a linguagem que deu origem à grande parte da música popular brasileira, e sobre tudo trazer a sonoridade das bandas que tocavam em praças e eventos públicos.

A banda é formada por flautas, saxofones, trompete, trombone, tuba, violão de 7, cavaquinho e percussão. O repertório dos músicos homenageia Anacleto de Medeiros, um dos grandes compositores de música erudita brasileira e de todas as variantes pertencentes ao “choro”. Maestro de bandas em Paquetá, do Corpo de Bombeiros do Rio de janeiro em 1896, Anacleto fez parte da primeira geração de chorões.

Importante parceiro da CPTM, há 15 anos o Sesc Atividades nas estações. Neste período, eventos culturais e esportivos, criados especialmente para os usuários, têm difundido a arte e a prática esportiva, impactando na melhoria da educação e da qualidade de vida do público, de todas as faixas etárias.

25 anos CPTM

A CPTM foi criada em 28 de maio de 1992. Neste período, a Companhia se consolidou como a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 2,8 milhões de usuários transportados por dia útil. Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, ou duas voltas entorno da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas as seis linhas da CPTM somam 260,8 km de extensão, dos quais 136,5 km estão na capital paulista, que também conta com 46 estações do total de 92. Além da capital, a CPTM atende os moradores de outros 21 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Serviço – Sesc Atividades

Quarta-feira (24/5)

Estação Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda)
Atração: Show de Forró com Aula Aberta de Dança
Horário: das 14h às 15h30

Quinta-feira (25/5)

Estação Dom Bosco (Linha 11-Coral)

Atração: Grafite nas grades da passarela de acesso ao terminal sul
Horário: das 10h às 16h

Atração: Sussurros Literários
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h

Estações Dom Bosco e José Bonifácio (Linha 11-Coral)
Atração: Vivência de beisebol
Horário: das 10h às 16h

Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Atração: Sericleta
Horário: das 12h às 13h30

Sexta-feira (26/5)

Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Atração: Cabaré 23 Vinténs
Horário: das 12h às 13h30

Estações Santo Amaro, Pinheiros e Osasco (Linha 9-Esmeralda)
Atração: Batutas do Coreto
Horários:
às 11h, Santo Amaro;
às 12h, Pinheiros;
às 13h, Osasco;

Sesc

A ação do Sesc (Serviço Social do Comércio) é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. Ao longo dos anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social.

A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

No Estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 36 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, além dos pioneiros Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Internet Livre, de inclusão digital.

Além disso, a instituição conta com o Portal Sesc SP, o Sesc TV, as Edições Sesc e o Selo Sesc, e diversas revistas – Em Cartaz, Mais 60, Problemas Brasileiros e Revista E – para registrar e divulgar suas ações, ampliando assim o acesso de suas programações e aos bens culturais que produz.

O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS