19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Programa 100% Pedestre começa nesta segunda-feira em travessias de São Paulo

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), inicia nesta segunda-feira, dia 29 de maio, o programa 100% Pedestre, que tem o objetivo de conscientizar os motoristas a respeitar e dar prioridade para quem anda a pé pelas ruas da cidade. A ação será permanente e vai ser iniciada nesta semana em cinco vias com grande movimento de pedestres.

As travessias escolhidas ficam nas cinco regiões da cidade e contam com faixa de pedestres, mas sem semáforos. A ideia é justamente conscientizar o motorista a parar e dar passagem ao pedestre.

A ação também visa fazer um trabalho de educação de trânsito para que o pedestre atravesse somente na faixa para garantir a sua segurança e, consequentemente, reduzir o número de atropelamentos e acidentes.

Nesta segunda-feira, a ação começa na Rua Boa Vista (em frente ao Pátio do Colégio) e no cruzamento da avenida Mutinga com a rua Manoel Martins da Rocha, na zona norte. Os outros três locais começam a funcionar na quinta-feira, dia 1º de junho.

Agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego vão estar nesses pontos para orientar os pedestres a sinalizar quando quiserem fazer a travessia. O motorista também será informado, com faixas nas vias, sobre a necessidade de respeitar a medida.

Nas duas primeiras semanas, a ideia será apenas orientar e fazer uma grande campanha sobre o assunto. Após esse período, será feita a fiscalização e autuação de quem não respeitar as leis de trânsito.

O objetivo é fazer com que todos se comportem de acordo com as regras, evitando acidentes e mudando padrões de comportamento para a preservação da vida. Trânsito bom é trânsito seguro. Para que isso aconteça, os motoristas precisam estar bem informados e orientados.

A cada mês as travessias serão trocadas abrangendo sempre as cinco regiões da cidade. A ação é implantada durante o Maio Amarelo, movimento para conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes ressalta, no entanto, que o programa 100% Pedestre será permanente na atual gestão.

Confira os locais da ação 100% Pedestre:

Região Central
Rua Boa Vista – frente ao Pátio do Colégio

Região Norte
Avenida Mutinga com a Rua Manoel Martins da Rocha

Região Sul
Avenida Bosque da Saúde com a Rua Manoel Coelho da Silva

Região Leste
Avenida Renata com a Rua Alves de Almeida

Região Oeste
Rua M.M.D.C – logo após a Avenida Professor Francisco Morato

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS