Maio Amarelo: Motoristas de ônibus e ciclistas invertem papéis para aprender mais sobre convivência harmônica no trânsito

A SPTrans realiza, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, uma ação de conscientização de motoristas de ônibus e de ciclistas.

A proposta é promover uma inversão de papéis: os motoristas de coletivos subirão em bicicletas enquanto ciclistas ficarão dentro de um ônibus superarticulado guiado por um instrutor para perceber o outro, ou seja, enxergar a realidade do trânsito sob outra perspectiva.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Haverá um bate-papo com troca de experiências e, depois disso, simulação de uma experiência real tanto para motoristas quanto para ciclistas.

    A atividade ocorrerá das 9h às 13h, no Auditório do Museu do Futebol e na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona Oeste. Ela faz parte do último dia das ações do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir a incidência de vítimas no trânsito.

    O evento contará com a participação de motoristas e instrutores das 27 empresas de ônibus que operam no transporte coletivo, além de cicloativistas do Instituto CicloBR e de ciclistas sem vinculação à organização não governamental.

    Em um primeiro momento, haverá troca de relatos e experiências entre motoristas de ônibus e ciclistas no Auditório do Museu do Futebol. Dois cicloativistas e dois condutores de coletivos vão contar suas experiências – tanto positivas quanto negativas – no compartilhamento do sistema viário na cidade de São Paulo. Também darão suas opiniões sobre o outro modal.

    Os participantes do evento também poderão contar suas experiências pessoas ou pontos de vista sobre o compartilhamento do sistema viário urbano entre diferentes modais.

    Inversão de papéis

    Após a troca de informações, os participantes serão convidados a ir até a Praça Charles Miller, onde haverá duas bicicletas e um ônibus superarticulado.

    Os motoristas subirão nas duas bicicletas, que estarão presas em um apoio, e um instrutor de direção defensiva vai conduzir um ônibus superarticulado bem perto das bikes, para que os condutores tenham a mesma sensação dos ciclistas na rua quando isso ocorre.

    Em seguida, o mesmo superarticulado vai passar a um metro e meio de distância dos motoristas nas bicicletas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, de modo a permitir que os condutores percebam que a distância traz segurança ao ciclista.

    Ainda na Praça Charles Miller haverá um segundo ônibus – que vai permanecer estacionado – para que ciclistas possam subir e sentar no assento do motorista para terem noção do tamanho real do coletivo.

    Além disso, um instrutor de direção defensiva vai dar explicações sobre o posicionamento dos retrovisores dos coletivos, seu tempo de frenagem, e eventuais pontos cegos. Quem passar pela Praça Charles Miller poderá assistir à demonstração.

    Deixe um comentário