15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Estação Júlio Prestes recebe maquete e réplicas de trens

No domingo (28), a CPTM completa 25 anos e a Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, terá uma programação especial neste final de semana para celebrar a data. O público poderá visitar uma exposição composta por maquetes ferroviárias de diversas regiões do Brasil, além de fotos e workshops sobre o tema.

No sábado e domingo, das 10h às 17h, os amantes do ferreomodelismo terão a oportunidade de participar de rodas de bate-papo e workshops sobre o mundo da ferrovia, que neste ano também comemora os 150 anos da São Paulo Railway, primeira estrada de ferro do estado de São Paulo.

A primeira maquete modular construída no Brasil ficará exposta, por meio de uma parceria com o FerreoClube do ABC, proprietário do exemplar. Com seis metros de comprimento e quatro metros de largura, a maquete é formada por modelos confeccionados em escala reduzida de veículos e estruturas ferroviárias como trens, bondes, automotrizes, além de miniaturas de cenários em torno das vias férreas.

Serão 12 módulos, que ao serem unidos criam um ambiente natural, simulando uma viagem de trem pelos trilhos. Algumas das paisagens representadas pelos módulos, de 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, são fictícias. Outras reproduzem cenas de áreas urbanas e rurais, entre as quais a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. No percurso do trem, é possível visualizar uma escavação arqueológica e a reprodução da Capela de Santa Cruz, em Rio Grande da Serra.

Réplicas de uma locomotiva elétrica, com 2 metros de comprimento, e de um trem unidade Toshiba, com 70 cm, ambos cedidos pelo Museu Ferroviário de Sorocaba por meio de uma parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, estarão expostas. Uma maquete de siderúrgica e um diorama com montanhas, ambos da Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária, completam a exposição.

A locomotiva elétrica faz parte da história da Júlio Prestes, pois tracionou trens de passageiros entre o interior e a estação até o fim da década de 1990. Já o Trem Unidade Toshiba encerrou suas operações comerciais na CPTM em 2009.

Foto: Divulgação

O Ferreoclube do ABC

Criado em 2008, o grupo é formado por amantes do ferreomodelismo, atividade que consiste na construção de modelos em escada reduzida (1:87) de veículos e estruturas ferroviárias. Com sede em Santo André, cada integrante é responsável pela montagem de seu módulo. Atualmente contam com 30 módulos, que somam mais de 45 metros de trilhos em duas vias e diversos ramais. Para mais informações: facebook.com/ferreoclubedoabc

Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária

Criada em maio de 2015, a associação promove a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico da Estrada de Ferro Sorocabana e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim. Neste final de semana, a associação lançará a campanha “Sorteio Solidário” para arrecadar recursos que serão utilizados no projeto de implantação do Centro de Memória Ferroviária.

Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária

Criada em 2007, em Curitiba, a associação incentiva o ferreomodelismo e a preservação da memória ferroviária, por meio de intercâmbio de informações técnicas e culturais e da divulgação da história das ferrovias no Paraná e no Brasil. Com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, os integrantes se reúnem em uma área da estação ferroviária de Curitiba.

Serviço:

150 Anos de História em miniatura – CPTM 25 Anos
Atrações: Exposição de Maquetes, mostra fotográfica e workshops
Local: Estação Júlio Prestes (plataforma isolada)
Datas: 27 e 28 de maio (sábado e domingo)
Horário: das 10 às 17h
Custo: Grátis

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS