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quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de São Paulo participa do movimento Maio Amarelo para incentivar trânsito mais seguro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, participará com mais de cem atividades no Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para discutir ações para tornar o trânsito mais seguro. Já o amarelo foi adotado para marcar esse mês em alusão à cor do conjunto semafórico que significa “atenção”, ou seja, a ideia é criar um mês para ter “atenção pela vida”.

Alguns monumentos da cidade vão ser iluminados na cor amarela pelo Departamento de Iluminação Pública, entre eles, Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Monumento 80 Anos da Imigração Japonesa, além das pontes Estaiada e das Bandeiras. O prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, localizado no centro da cidade, recebeu um laço amarelo na fachada.

No último dia do mês (31/05), haverá o Dia D, que é um desafio proposto pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para terminar o dia sem acidentes com vítimas. O secretário Sergio Avelleda diz que a ideia é conscientizar a todos para ter cautela no trânsito.
Na cidade de São Paulo, estão programadas várias atividades e, para contemplar a todos, a secretaria vai destacar a cada semana um modal diferente.

Pedestres – 2 a 6 de maio

O destaque na primeira semana serão os pedestres e as ações voltadas para tornar as ruas mais seguras para quem anda a pé. Serão feitas campanhas nos cruzamentos para orientar o pedestre sobre a leitura correta dos semáforos.

Haverá uma operação piloto em 15 cruzamentos da cidade para conscientizar o pedestre que não é preciso correr para atravessar quando o semáforo estiver no piscante. As escolas municipais e CEUs (Centros Educacionais Unificados), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vão fazer ações para informar os alunos e suas famílias sobre segurança no trânsito.

Ciclistas – 7 a 13 de maio

Durante a segunda semana do Maio Amarelo estão programadas várias atividades para os ciclistas, entre elas um passeio ciclístico pelas ruas do centro com o secretário Sérgio Avelleda. Além disso, está agendada uma caravana onde os táxis pretos vão ganhar racks para bicicletas no Ibirapuera justamente para mostrar e incentivar a convivência entre os modais.Também haverá um centro itinerante de apoio aos ciclistas nos principais parques da cidade, onde será possível fazer pequenos reparos nas bicicletas. No shopping Eldorado, também será montada uma pista para as bikes voltada para que as crianças.

Motociclistas e motofretistas – 14 a 20 de maio

No shopping Eldorado, será montado um circuito de motos para que os motociclistas possam receber um treinamento gratuito e mais informações sobre como trafegar com segurança pelas ruas da cidade. Na marginal também haverá um ponto para que os motociclistas possam fazer uma avaliação geral de suas motos.

Veículos de passeio – 21 a 27 de maio

Uma das ações feitas durante essa semana será sobre o uso consciente das vagas especiais, que são voltadas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes. Também estão programadas várias apresentações de teatro e distribuição de materiais educativos para os condutores.

Veículos coletivos e de carga – 28 a 31 de maio

Os motoristas de ônibus e ciclistas terão a oportunidade de trocar de papel no trânsito. O ciclista vai subir em um ônibus para ver o ponto cego que o condutor encontra, enquanto este vai pedalar para sentir como é dividir as ruas com os veículos mais pesados.

Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias por meio do site criado para o evento (www.maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br).

O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg, que fará o seminário “Como tornar as ruas seguras para as pessoas”, que será aberto ao público com a presença de Skye Duncan, diretora de Desing Global da National Association of City Transportation Officials. O aplicativo 99 também apoia o evento e vai doar 300 racks de bicicleta para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi). Por meio do aplicativo também será possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores. As empresas Shimano e Caloi também são parceiras do Maio Amarelo.

Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Marcas

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento Maio Amarelo não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o Maio Amarelo quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do amarelo, a cor da “atenção pela vida”.

Acidentes no Brasil

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre pagou, em 2015, 42.500 indenizações por morte no país e 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.

Principais causas

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, entre as principais causas dos acidentes com mortes ocorridos em 2016 estão falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados); velocidade incompatível (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%); e sono (6,7%).

As colisões frontais responderam por 29% das vítimas mortas no ano passado, seguidas pelos atropelamentos de pedestres (18,2%). Condutores ou passageiros de motocicletas foram 17,8% dos mortos; ciclistas, 4,1%.

A cada quatro mortes, três ocorreram em pista seca. Mais de 70%, em retas. Mais da metade foram registradas à noite (53,8%), em trechos de pista simples (61,7%) e em regiões rurais (68,9%).

Os jovens de 20 a 24 anos são a faixa etária mais atingida, somando 14,2% dos mortos. Idosos acima de 60 anos, 12,3%. Os homens representaram 79,3% das vítimas que perderam a vida.

Ao longo de todo o ano de 2016, a Polícia Rodoviária Federal flagrou, apenas no Paraná, 3.567 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas; 22,8 mil manobras irregulares de ultrapassagem; e mais de 235 mil veículos acima da velocidade máxima permitida.

Orientações

Entre as condutas recomendadas pela Polícia Rodoviária Federal aos motoristas para evitar acidentes estão respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.

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