​Pesquisador aborda história das estações de trem em palestra

O Projeto Memória Ferroviária continua neste mês com uma palestra do pesquisador e escritor sobre ferrovia, Ralph Giesbrecht. A apresentação será no dia 18 de maio, das 19h às 21h, no auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, que fica na Rua José Paulino nº 7, no Bom Retiro.

O tema da palestra será a história e as curiosidades sobre as estações de trem da CPTM, fruto de uma pesquisa de mais de 20 anos do especialista que tem o site (www.estacoesferroviarias.com.br). Na internet, Ralph Giesbrecht reuniu informações sobre cada parada, como foi a construção e funcionamento do edifício, mapa do local e fotos antigas, um verdadeiro tesouro para os amantes da ferrovia.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O ciclo de palestras é aberto aos empregados da CPTM e ao público. Para participar gratuitamente, é preciso se inscrever pelo e-mail (marketing@cptm.sp.gov.br).

    Sobre o autor

    Graduado pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Ralph Giesbrecht trabalhou como professor, consultor e pesquisador em empresas e instituições como Shell Química e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo. Escreveu vários livros sobre ferrovia, entre eles: “Um dia o trem passou por aqui – A história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram” (2001); e “Caminho para Santa Veridiana – a história das ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras” (2003).

    Além do site com cerca de 5.000 páginas sobre estações ferroviárias,
    o pesquisador tem um blog (http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br) e dá consultoria sobre o tema para a imprensa. É sócio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo.

    Ferrovia – Projeto Memória Ferroviária

    Palestra: História das Estações Ferroviárias da CPTM
    Dia: quinta-feira (18/05)
    Horário: das 19h às 21h
    Local: Auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (Rua José Paulino nº 7, Bom Retiro)
    Inscrição: pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br
    Custo: Grátis

    Deixe um comentário