21.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

VLT da Baixada Santista vai circular até às 23h30

A partir do próximo domingo (30) o VLT SantosSão Vicente passa a circular em seu horário pleno de atendimento, das 5h30 às 23h30, ampliando a operação em mais três horas e meia – atualmente a operação é encerrada às 20h. Serão beneficiados quem trabalha à noite e estudantes que frequentam as aulas no período noturno em universidades como Unisantos, Santa Cecília, Unimes e Unilus, em Santos, e Fortec e Unibr, em São Vicente.

As 15 estações serão fechadas pontualmente às 23h30 e após este horário serão utilizadas apenas para o desembarque dos passageiros e embarque dos usuários que já estiverem nas plataformas até as 23h30.

O VLT, em seu trecho Barreiros – Porto, agora vai operar 18 horas diariamente com intervalos de, no máximo, 10 minutos entre os 10 veículos em circulação.

A extensão do horário de funcionamento e a familiarização com este novo e moderno sistema de transporte da Baixada Santista estão promovendo também um crescimento progressivo do número de passageiros transportados. No início da operação pelo Consórcio BR Mobilidade, em junho de 2016, foram transportados em torno de 40 mil usuários. Em março de 2017 este número aumentou dez vezes, saltando para cerca de 400 mil pessoas. Em todo este período o VLT já foi utilizado por dois milhões de usuários. São transportados diariamente 20 mil passageiros.

VLT Santos – São Vicente

O futuro dos transportes já é realidade na Baixada Santista. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da EMTU, levou à região o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um modelo de eficiência e acessibilidade.

Já em operação há alguns anos em cidades europeias com excelentes resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O moderno Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,5km de extensão foi entregue à população no dia 31/01/2017, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos.

A população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista vai usufruir dos benefícios do VLT, já que haverá menos ônibus em circulação, menos poluição sonora, além da redução do tempo gasto nas viagens entre os municípios.

Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 70 mil passageiros transportados diariamente por 22 VLT’s, 18 deles já entregues pelo fabricante. O restante dos veículos chegará em Santos até 2018.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS