ViaQuatro lança identidade musical na Linha 4-Amarela

Tema musical e novos avisos sonoros passam a ser veiculados nos trens e estações a partir desta quinta-feira, 27 de abril

469
trilha sonora

Para tornar a experiência de viajar na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo ainda mais especial, a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da linha, lança sua identidade musical (trilha sonora) a partir desta quinta-feira, dia 27 de abril. As inovações incluem uma música tema inédita que será tocada a cada duas horas e avisos sonoros com toque e linguagem personalizados.

Especialmente criada para a ViaQuatro, a música dá sonoridade para características atribuídas próprios usuários ao perfil da Linha 4-Amarela, como acolhedora, eficiente, transformadora e contemporânea. A melodia instrumental e acústica tem ritmo pop e suingado. Participaram da gravação uma banda completa, um coro de vozes femininas e até um cantor de “beat box”, especialista em vocalizar sons de percussão no gênero hip hop. Já o elemento retrô ficou por conta do fraseado executado em um instrumento clássico, o clarinete. O resultado é moderno e bem paulistano.

“Nosso objetivo é sempre aprimorar a prestação do serviço. Essas inovações pretendem aproximar ainda mais a ViaQuatro de seus 700 mil passageiros diários. A melodia cria uma atmosfera musical em todo o ambiente da Linha – suas estações e composições –, tornando o espaço mais acolhedor, confortável e amigável”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.

A ViaQuatro também personalizou suas mensagens sonoras, que indicam, por exemplo, as próximas estações e incentivam atitudes cidadãs, como aguardar o desembarque para entrar no trem e deixar as portas livres. Os avisos, em português e inglês, ganharam um tom mais leve e coloquial e foram gravados por vozes feminina e masculina. Os toques que antecedem os avisos foram inspirados na música tema.

Confira o Sound Branding produzido para a ViaQuatro:

A produtora Zanna Sound, especializada em sound branding, foi a responsável pela criação da identidade sonora da ViaQuatro. “A música deve ser capaz de entregar emoção, experiência, envolvimento e exclusividade. Nosso desafio é aumentar a intimidade entre a marca e os fãs dessa linha tão querida pelos paulistanos”, afirma Zanna, coordenadora do projeto artístico.

Confira o making of do Sound Branding produzido para a ViaQuatro:

CCR METRÔ BAHIA – TRILHA SONORA

Confira no vídeo abaixo a trilha sonora do Sound Branding produzido para o Metrô de Salvador. O metrô da capital baiana é administrado pela concessionária CCR Metrô Bahia.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, inaugurado em 11 de junho de 2014, será composto por duas linhas, com total de 41 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados. Atualmente, a Linha 1 é composta por 8 estações em operação, 12 km de extensão que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, com 12 estações, está em ritmo acelerado de obras. Atualmente, a Linha 2 é composta por 3 estações em operação, que vai da Estação Acesso Norte à Estação Rodoviária. O término da obra está previsto para 2017. O projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas prevê ainda a expansão da Linha 1, de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e, da Linha 2, da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas.

Confira o mapa das linhas do Metrô de Salvador:

VLT CARIOCA

Confira no vídeo abaixo a trilha sonora do Sound Branding feito para o VLT Carioca, no Rio de Janeiro. O VLT da capital carioca é administrado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um sistema que liga a região revitalizada do Porto Maravilha ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto tem 32 estações e pontos de parada distribuídos por 28 quilômetros de trilhos. O primeiro trecho opera da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont enquanto o segundo liga a Central do Brasil à Praça XV. O sistema foi largamente implementado com sucesso em diversas cidades, nos cinco continentes, sendo os de Paris e Bordeaux, na França, e de Barcelona, na Espanha, suas grandes referências.

Metrô Rio

Confira no vídeo abaixo a trilha sonora do Sound Branding feito para o Metrô do Rio de Janeiro. O metrô da capital carioca é administrado pela concessionária Metrô Rio.

Atualmente, o Metrô Rio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 3 mil funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.

Com o investimento em novos trens e na abertura de novas estações, o Metrô Rio vem possibilitando uma melhoria da mobilidade urbana para cariocas e turistas, seja no dia a dia ou em eventos importantes, como o Réveillon e o Carnaval. Principalmente nos grandes eventos da cidade, o Metrô Rio se destaca e opera com altíssima taxa de confiabilidade.

Deixe seu comentário