Livro revela a mobilidade precária da cidade de São Paulo

Os deslocamentos diários pela capital paulista têm se dado historicamente em condições extremamente ruins e sem sinais de melhoras à vista.

Preocupado com este problema, o geógrafo Ricardo Barbosa da Silva, do Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, direcionou seus estudos na busca por uma solução para melhoria da mobilidade urbana.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O resultado da pesquisa é o lançamento do livro “Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo”, publicado pela Annablume Editora, na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, no bar Canto Madalena, na Zona Oeste.

    “Por volta dos anos 1990, aquele tempo perdido no transporte público, condição antes enfrentada pelos mais pobres, tornou-se a condição geral da sociedade que passou a sofrer com mais acidentes, poluição do ar, maior vulnerabilidade no trânsito”, comenta o pesquisador, em entrevista ao portal Mobilize.

    O trajeto histórico percorrido pelo autor revela que a mobilidade precária já ganhava impulso na década de 1930 com a emergência dos ônibus, passando pela década de 1960 com a massificação do automóvel e chegando até a década de 1990 aos dias atuais com a popularização do automóvel e da motocicleta como alternativa reiterada ao transporte público de má qualidade.

    O livro contribui para o entendimento do processo que tornou a mobilidade precária de exceção à regra, atingindo toda a sociedade da região metropolitana de São Paulo.

    Serviço

    Evento: Lançamento do livro Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo

    Onde: Bar Canto Madalena – Rua Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena – São Paulo – SP

    Quando: Dia 7 de abril, às 19h

    E-mail do autor para contato: ricardo.barsilva@fatec.sp.gov.br

    Na internet: O livro “Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo” está disponível para venda no site da Amazon

    Leia também

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário