Curitiba debate mobilidade urbana com delegação holandesa

73
Foto: Joel Rocha

Nesta terça-feira (04/04), uma delegação holandesa promoveu um workshop sobre mobilidade urbana para servidores da Prefeitura de Curitiba e do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba. A iniciativa faz parte do programa Empower, da União Europeia, para o incentivo de soluções inteligentes e sustentáveis para o transporte urbano. O encontro foi na Prefeitura de Curitiba e também faz parte de um acordo de entendimento entre Curitiba e a Universidade de Twente, da Holanda.

Durante a palestra, o assessor da Prefeitura de Curitiba para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, apresentou os programas da administração. Rodolpho Zannin Feijó enfatizou o importante passo na promoção do debate e da troca de experiências. A intenção é que alternativas criativas para a gestão do município surjam desse intercâmbio. “Estamos buscando soluções de baixo custo para a Prefeitura nesse difícil momento financeiro que vivemos.”

A escolha de Curitiba para o desenvolvimento desse trabalho foi lógica, segundo a coordenadora iniciativa de smart cities da Universidade de Twente, Maya Van Den Berg. “É uma cidade que já tem um histórico de iniciativas inovadoras”, explicou. Atuando em várias partes do mundo, os pesquisadores enxergam na capital do Paraná um local ideal para enviar estudantes e pesquisadores. “Temos a ambição de tornar Curitiba um centro de nossa atuação”, afirmou Maya Van Den Berg.

A assistente de relações externas do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba, Liana Vallicelli, palestrou sobre a experiência urbanística conquistada por Curitiba ao longo dos anos. O intercâmbio de experiências é uma importante ferramenta na evolução dos projetos municipais. “É preciso saber adaptar os modelos apresentados aqui para a nossa realidade”, disse.

A reunião foi fruto de um entendimento estre a assessoria de Relações Internacionais com o consulado honorário da Holanda em Curitiba e a Universidade de Twente. O cônsul honorário da Holanda em Curitiba, Robert W. de Ruijter, ressaltou que o consulado tem como objetivo promover o intercâmbio entre as partes. “Nosso papel é colocar as pessoas certas de Curitiba em contato com as pessoas certas na Holanda”, concluiu.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here