CPTM realiza viagem extra do Expresso Turístico para Paranapiacaba no feriado de 21/04

Para quem não vai viajar no feriado de Tiradentes uma opção de passeio é conhecer ou revisitar Paranapiacaba. A dica é ir até a vila histórica com o Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que fará uma viagem extra na sexta-feira, 21 de abril.

Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os roteiros que o serviço oferece. O trajeto é realizado pela Linha 10-Turquesa. Distrito de Santo André, a vila de arquitetura inglesa testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros, além das curiosidades sobre a ferrovia.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Ainda em Paranapiacaba é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de Cambuci, fruta cultivada na região e rica em vitamina C.

    O Expresso

    Criado em 2009 pela CPTM e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 50, oferecendo três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

    Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

    São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40.

    O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. As passagens da CPTM contemplam somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo das cidades visitadas.

    O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

    Os interessados em obter mais informações sobre o Expresso Turístico podem monitorar as vagas e abertura de novas datas pelo site da CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx.​

    Bilheterias

    Estações Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André
    De segunda a domingo, das 9h às 18h

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário