Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas e Americana será incluído no programa de concessões do governo federal

O projeto do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas e Americana, será incluído no programa de concessões da União. A garantia foi dada pelo presidente Michel Temer nesta terça-feira (28) ao secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni, em Brasília. A medida qualifica o projeto, avaliado em cerca de US$ 5 bilhões, a receber financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O Governo Federal vai ceder a faixa de domínio do transporte de cargas até abril. Este era um dos entraves para a viabilidade do Trem Intercidades.

O governador Geraldo Alckmin destacou a importância do projeto: “Este trem é muito importante porque tem alta capacidade de transporte, integrando regiões metropolitanas, facilitando o ir e vir das pessoas e com qualidade. São trens modernos e de velocidade média. E temos a boa notícia para darmos continuidade ao projeto”.

O trem intercidades terá um trajeto de 135 km no total. Ao todo, contará com nove estações e com expectativa de atender até 60 mil passageiros por dia. O projeto completo ainda prevê que haverá estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso. O governo estadual pretende incluir na licitação do trem de média velocidade o trecho da Linha 7-Rubi da CPTM, que seria incorporado ao projeto da proposta comercial.

A audiência também contou com a presença do deputado federal, Vanderlei Macris, do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado Cauê Macris, do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, do diretor-presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Passos, e do secretário executivo do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado), Adalberto Vasconcelos.

Deixe um comentário