18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Startup Up Moto Táxi participou da Campus Party Brasil

Os usuários do serviço de moto táxi, tiveram a disposição uma ferramenta inovadora para solicitar o serviço nas cidades de Imperatriz e Açailândia, distante a cerca de 70 km de São Luís, capital do Maranhão.

Durante a Campus Party Brasil 2017, que foi realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 31 de janeiro de 4 de fevereiro, dentro do espaço Startups & Makers voltado para as startups, eu conversei com os jovens empreendedores Rubem Ventura Alves (CTO) e Thiago Silva Rodrigues (CEO), desenvolvedores do antigo aplicativo de mobilidade urbana Up Moto táxi, que me contaram as funcionalidades do aplicativo.

Com um estande próprio, os jovens empreendedores apresentaram sua proposta de serviço aos visitantes, investidores e outros produtores de startups.

Mototáxi

Desenvolver uma aplicação que conecte de maneira rápida, prática e segura os usuários aos mototaxistas e proporcionar um novo conceito de mobilidade urbana foi o que levou os jovens empreendedores a desenvolverem o antigo aplicativo.

Thiago, conta que uma das motivações para criar o aplicativo foi que um certo dia ficou esperando o ônibus para ir a faculdade e ficou sabendo que o mesmo não iria passar, ou seja, através de uma necessidade particular surgiu a ideia de criar a ferramenta.

Além de Thiago e Rubem, a equipe contou com Ronyelton Oliveira Silva, diretor de arte. O aplicativo foi desenvolvido a partir de janeiro de 2016 e foi lançado oficialmente em setembro do mesmo ano.

O intuito do aplicativo era facilitar a mobilidade na busca por transporte, principalmente nos locais de difícil acesso, onde geralmente os pontos de ônibus ficam distantes, subtraindo os perigos que o usuário possa ter ao sair de casa, de uma maneira moderna em termos de segurança, incluindo rapidez no atendimento e preços acessíveis das corridas.

Na época, Rubem me contou que o aplicativo tinha mais de 2.500 downloads, cerca de 790 usuários cadastrados, 280 motoxistas cadastrados e 90% deles estavam localizados em Imperatriz.

O aplicativo ficou em segundo lugar na 1ª corrida de startups do Maranhão, em 2015, promovido pelo Sebrae, de um total de 109 projetos de startups submetidos.

APLICATIVO

O localizador de serviços Up Moto táxi foi desenvolvido para os usuários em geral. Os serviços tiveram início em Imperatriz e posteriormente se expandiram para Açailândia. O credenciamento dos mototaxistas na plataforma do aplicativo não tinha custo e os mototaxistas deviam estar regularizados.

Os clientes, usuários em geral e mototaxistas, precisavam ter conexão a internet, através de smartphone, com o GPS ativado, onde localizavam qual mototaxista livre estava mais próximo e os respectivos mototaxistas sabiam onde os clientes estavam exatamente, acarretando assim a melhoria do trabalho, consumindo menos combustível e a rotina de sair à procura de novos clientes.

O aplicativo esteve disponível para Android e iOS.

Rubem, explicou na época que o serviço não teinha taxímetro, o cálculo da tarifa era baseado pela localização do Google Maps, os mototaxistas recebiam treinamento sobre como abordarem os clientes e o ganho médio mensal girava em torno de R$ 3.000,00, inclusive eles tinham um curso de educação financeira.

Os mototaxistas eram padronizados usando capacetes higienizados, viseira em bom estado funcional, jugular 100% funcional, piloto com colete de identificação, moto ‘amarelinha’ e placa vermelha, oferecendo aos usuários maior segurança, minimizando ou erradicando pilotos clandestinos.

CONTATOS

Abaixo eu relacionei todos os contatos da Up Moto táxi:

O site oficial e o e-mail não estão mais no ar. Entretanto, as contas nas redes sociais ainda seguem ativas no Twitter, Facebook e Instagram para quem quiser relembrar como foi o trabalho da startup.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS