A SPTrans instalou câmeras nos pontos de ônibus da Estrada de Itapecerica, na Zona Sul, para monitorar a quantidade de passageiros nas paradas. A medida foi utilizada para avaliar qual deverá ser o tamanho das plataformas que vão estabelecer o futuro “Corredor Rapidão” da via. As novas câmeras estão em fase de teste e terão a função de monitorar a movimentação de passageiros nos pontos de ônibus 24 horas por dia.
Serão instaladas cinco novas plataformas na Estrada de Itapecerica, entre os terminais Capelinha e João Dias. As plataformas vão substituir os atuais pontos de ônibus e terão bloqueios para pagamento da passagem antes do embarque para aumentar a rapidez e eficiência do sistema. Entre os terminais Capelinha e João Dias, no horário de pico da tarde, a velocidade média dos ônibus atualmente é de 19 km/h.
Apesar do pagamento antecipado, fora dos coletivos, os cobradores devem ser mantidos nas linhas que passam pela via. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, apenas 6% dos passageiros usam dinheiro para pagar a tarifa.