Semáforos apresentam problemas em toda a capital paulista

Neste ano houve 5.765 falhas nos semáforos até 17 de março. A cidade tem 6.387 semáforos, segundo dados da CET. Dentre os milhares de semáforos com problemas na capital, estão no cruzamento da Rua do Arouche com a Rua Aurora, na Santa Ifigênia, há cerca de duas semanas. Para amenizar os transtornos, em alguns cruzamentos os agentes de trânsito da CET estão colocando cones.

Uma das explicações para esses transtornos é a falta de manutenção dos semáforos, no fim da gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, os contratos com as empresas foram encerrados e na nova gestão do prefeito João Doria, ainda não foram renovados. Os reparos estão sendo improvisados com equipe reduzida das empresas terceirizadas, atuando nos semáforos que estavam dentro do contrato.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Outro dado divulgado pela CET é que 81% dos semáforos da cidade não estão conectados com a central de monitoramento da companhia, apenas 1.200 de 6.837 cruzamentos estão conectados, nos demais o cidadão ou os agentes precisam avisar a companhia, uma das formas é ligar no telefone 1188, que funciona 24 horas por dia. Houve um aumento de 30% nos furtos e vandalismo, foram registrados 198 ocorrências até 21 de março, a maioria na região central, atingindo sistemas, fios e componentes dos circuitos dos semáforos.

    A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta semana um edital de licitação para a manutenção do sistema de semáforos por um ano, por R$ 81 milhões.

    Segundo dados da CET, o semáforo que mais sofre com furtos na cidade, está localizado no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua dos Gusmões, na Santa Ifigênia.

    Deixe um comentário