24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Governador Geraldo Alckmin entrega novos trens e sistema de sinalização para a Linha 5-Lilás

O governador Geraldo Alckmin entregou neste domingo (19), seis novos trens da frota P e o sistema automático de sinalização e controle CTBC para a Linha 5-Lilás. A nova frota passará por uma etapa de testes, funcionando no trecho Capão Redondo-Adolfo Pinheiro, aos domingos.

Esta fase dos testes vai possibilitar a realização dos ajustes finais e aperfeiçoamento do mais moderno sistema de controle dos trens. A expectativa é a de estender esta operação também aos sábados a partir de abril, chegando à operação plena, durante todos os dias da semana, em maio.

Com a entrada em operação da Frota P, os usuários terão à disposição trens modernos e mais confortáveis que contam com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas que facilitam o embarque e desembarque, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes, iluminação LED, mapa dinâmico que mostra as estações percorridas, sistema de detecção e combate a incêndios, além de mensagens sonoras gravadas, que se adequam ao nível de ruído dentro do trem e regulam seu volume automaticamente.

Conheça a cabine do trem da frota P da linha 5-Lilás, fizemos uma transmissão ao vivo e exclusiva em uma de nossas páginas no Facebook (https://www.facebook.com/metrospnoticiando) que trata sobre assuntos do Metrô, estivemos a bordo do trem P12, assista:

Já o CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição do intervalo de trens com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. Este sistema é utilizado nas linhas 15-Prata do Metrô e 4-Amarela.

“A viagem é mais confortável, nós fomos na cabine e vimos que é impressionante. O operador do Metrô observa praticamente, o sistema é todo automatizado, passa de uma linha para outra, frenagem mais suave e viagem mais confortável. Reduz 7% o consumo de energia e reduz a distância entre um trem e outro de 37 para 17 metros”, explicou o governador.

Confira algumas fotos registradas dentro da cabine do trem P12:

Leia também: Novos trens da frota P da Linha 5-Lilás realizam testes com passageiros

Foto: Mastrangelo Reino/A2img

Novas estações

O Metrô está ampliando a Linha 5-Lilás em mais 10 km, com 10 estações. Para atender a nova demanda foram comprados os 26 novos trens da Frota P que vão se juntar aos oito da frota F, que operam no trecho já existente de 9,3 km e 7 estações, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.

As obras de ampliação estão concentradas na construção e acabamento das estações, além da instalação dos sistemas elétricos, sinalização e comunicação. São 5.500 pessoas envolvidas nos trabalhos. Todos os três túneis por onde passarão os trens já foram concluídos. Serão entregues em julho, três novas estações (Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista), seis novas estações até o final de 2017 (Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) e a décima nova estação (Campo Belo) em 2018. Segundo o governador Geraldo Alckmin, possivelmente no mês de maio será feita a primeira viagem experimental entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin.

Atualmente a linha 5-Lilás transporta 250 mil passageiros e a expectativa após a entrega das dez novas estações é de transportar 850 mil passageiros. Haverá integração com a linha 17-Ouro na Estação Campo Belo, com a linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a linha 2-Verde na Estação Chácara Klabin. Será conhecida como a linha dos hospitais, passando por importantes hospitais como: Hospital do Servidor Público Municipal, AACD, Hospital São Paulo e Hospital Edmundo Vasconcelos.

Assista a transmissão da entrega da frota P feita pelo governador Geraldo Alckmin.

Edital de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro

O governador Geraldo Alckmin disse que no próximo dia 27, estará aberto o edital para concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro para a iniciativa privada, o setor privado terá 90 dias para apresentar suas propostas. O governo estadual realizou consultas públicas e audiências públicas. O vencedor da concessão irá operar as duas linhas e poderá fazer investimentos nas novas estações.

* Atualização em 22/03/2017 às 23h14

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS