CPTM comemora Dia do Grafite com quatro novos trabalhos​

Neste sábado (25/03), grafiteiros do movimento Hip Hop no Túnel, coordenado por Michael Batista, conhecido como Micke, pintarão o muro da Estação Antônio Gianetti Neto, na Linha 11-Coral. Também haverá um evento musical das 14h às 20h. A programação contará com a participação de coletivos de hip hop, batalha de MCs e de dança, discotecagem e apresentação de músicos que usam características do Soul e da MPB (Música Popular Brasileira) em suas composições.

Mas outros grafites já estão em andamento. Os artistas Binho Ribeiro e Lari Umeno estão grafitando o muro da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • A arte urbana também chegará neste fim de semana na Linha 10-Turquesa. Um coletivo de artistas locais, sob a coordenação da Secretaria de Cultura de Mauá, fará um mural livre no sábado e no domingo, das 8h às 18h, na Estação Guapituba.

    Já Daniel Duarte Costa, o Nossa, e seu grupo fará a uma obra colorida e abstrata, em muro externo, próximo ao viaduto ferroviário, na Estação Tatuapé, nas linhas 11-Coral e 12-Safira, no sábado e no domingo.

    Desde 2001, a CPTM destaca-se nas parcerias com alguns dos principais expoentes da arte do grafite no Brasil: Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche, Speto, Binho, Bonga, Rui Amaral, Nunca, Trikka, Boleta, Eymard Ribeiro, etc.

    Ampliando o leque de possibilidades, as estações Brás (Baleia) e Vila Olímpia (Polvo) ganharam painéis do artista plástico Erick Wilson, criador do projeto Gigantes do Mar. O objetivo do projeto é ilustrar murais com animais marinhos em tamanho real, sensibilizando, através da arte, sobre a importância da preservação da vida marinha e dos oceanos.

    Dia do Grafite

    Em 27 de março de 1987, em homenagem à morte no dia anterior do ícone da arte urbana Alex Vallauri, seus admiradores e grafiteiros influenciados por ele invadiram a avenida Paulista com cores e imagens. A partir desse dia, nos anos seguintes, os grafiteiros e grafiteiras elegeram Vallauri como referência e, assim, o Dia do Graffiti foi instituído por meio da Lei Municipal nº 13903/2004.

    Serviço:

    Pintura de grafites

    Estações:
    – Palmeiras-Barra Funda (linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
    – Guapituba (10-Turquesa)
    – Antônio Gianetti Neto (11-Coral)
    – Tatuapé (11-Coral e 12-Safira)

    Deixe um comentário