20.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 12, 2024

CET libera Viaduto Doutor Plínio de Queiroz para todos os carros a partir do dia 31/03

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai liberar a circulação total de carros no Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, na Avenida Nove de Julho, a partir do dia 31 de março. A decisão foi tomada após análises de campo feitas pela CET apontarem que o viaduto encontra-se ocioso na maior parte do dia, enquanto o trânsito nas laterais e no entorno da Praça 14 Bis é prejudicado.

No período em que o viaduto foi aberto para carro compartilhado, em 6 de janeiro, houve aumento de utilização por veículos com mais de um passageiro, sem que ocorresse prejuízo no desempenho do transporte coletivo.

A velocidade média dos ônibus ficou mantida em 26 km/h no pico da manhã no sentido Centro e em 23 km/h no sentido bairro no pico da tarde. Desde a liberação para a circulação de veículos compartilhados, o tráfego sobre o viaduto passou de 332 carros por hora para 879 carros por hora, no sentido Centro, no pico da manhã, e de 170 carros por hora para 595 carros por hora, no sentido bairro, no pico da tarde.

Por dia, cerca de 643 mil passageiros utilizam a via elevada, nos dois sentidos.

As análises apontam que ainda assim a capacidade do viaduto pode ser melhor utilizada para reduzir o trânsito no entorno da Avenida Nove de Julho e da Praça 14 Bis. Nesta nova etapa, o tráfego para carros no viaduto será totalmente liberado, sendo mantida a faixa exclusiva de ônibus à direita.

Para orientar os motoristas, a CET instalou sinalizações por toda a Avenida Nove de Julho informando sobre as novas regras para circulação de veículos no viaduto, por meio da colocação de faixas e painéis eletrônicos de mensagens.

Agentes da CET permanecerão no local para orientar os motoristas de carros e de ônibus.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS