O Poupatempo alerta os cidadãos para os cuidados que devem ser tomados com os documentos durante o Carnaval. Nessa época do ano cresce o índice de casos de perda, furto ou roubo de documentos. Na euforia da festa, muitas pessoas relaxam nos cuidados e depois precisam correr atrás de segundas vias.
Para alertar os foliões, o Poupatempo lançou uma campanha nas redes sociais cujo mote é: “Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide bem dos seus documentos na folia”. O vídeo chama a atenção para a necessidade de agendar o atendimento antes de ir ao Poupatempo, para evitar perda de tempo. O vídeo está disponível no canal do Poupatempo no Youtube.
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https://www.youtube.com/watch?v=Uunb3torwTM
A mesma situação ocorre após as festas de fim de ano, o que eleva a procura por segundas vias no mês de janeiro. Este ano o Poupatempo prestou 4,7 milhões de atendimentos no mês de janeiro. Desse total, 342,6 mil atendimentos foram para segundas vias da Carteira de Identidade e 44,4 mil para as de Carteira Nacional de Habilitação.
Durante 2016, cerca de 3,4 milhões de pessoas solicitaram a segunda via da Carteira de Identidade e mais de 443 mil para Carteira Nacional de Habilitação em todas as unidades do Poupatempo.
Desde a criação do programa, em 1997, foram registrados 35 milhões de segundas vias da Carteira de Identidade e mais de 25,4 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação.
O prazo para emissão da segunda via da Carteira de Identidade é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via para menores de 18 anos. Para a primeira via da Carteira de Identidade de maiores de idade (caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo), o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.
Agendamento
Para evitar filas e transtornos, antes de procurar os postos, é necessário agendar o atendimento. A melhor forma é com o aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.
O cidadão também pode utilizar o site do Poupatempo ou o Disque Poupatempo 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou (11) 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora). O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h.
O agendamento está disponível ainda pelo Atendente Virtual, que está em fase de testes no site do Poupatempo, Messenger e no Facebook.
Outras informações, como os serviços oferecidos, documentos necessários, prazos, taxas, endereços e horários dos postos, estão disponíveis no aplicativo SP Serviços, portal e pelo Disque Poupatempo.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 529 milhões de atendimentos.
Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a melhor indústria digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da Revista Exame.