22.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Exposição “Olhares sobre os Trilhos” comemora 150 anos da ferrovia São Paulo R​ailway

Na semana do aniversário de 150 anos da São Paulo Railway) – antiga ferrovia que ligava o munícipio de Santos a Jundiaí – o Complexo Fepasa, localizado em Jundiaí, receberá a mostra fotográfica “Olhares sobre os Trilhos”.

Realizada em parceria com a CPTM, a exposição será aberta ao público na noite desta sexta-feira (17), a partir das 19h. Na ocasião, haverá apresentação do Coral Astra, formado por funcionários da empresa. Caracterizados como ferroviários, o grupo executará músicas com temáticas da ferrovia. Já o cantor Daniel Franciscão, acompanhado do trio A Corda Piaba, trará no repertório MPB (Música Popular Brasileira) e moda de viola regional. O evento será encerrado com uma visita ao Museu Ferroviário, localizado no próprio Complexo Fepasa.

Com curadoria de João Kúlcsar, a mostra reúne 36 imagens dos fotógrafos Cristiano Mascaro, Márcio Scavone, Roberto Linsker, Marlene Bérgamo, Márcio Scavone e da Companhia de Fotos. Com estilos diferentes, os fotógrafos foram desafiados a registrar o dia a dia nas seis linhas da CPTM. As fotos expostas são um recorte das inúmeras atividades realizadas nas dependências da CPTM e revelam momentos do cotidiano dos usuários dos trens e empregados da Companhia, capturados através do olhar desses profissionais.

São Paulo R​ailway

A São Paulo Railway Company foi a primeira ferrovia construída em São Paulo e sua inauguração aconteceu em 1867. A ferrovia, com 159 km, ligava os municípios de Santos e Jundiaí, tendo como ponto de passagem a cidade de São Paulo. A linha férrea cruzava cidades como Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul até chegar à capital paulista.

Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). As duas linhas também são utilizadas pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.

Complexo Fepasa

Construído no final do século XIX para ser a sede das oficinas de locomotivas da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o conjunto de edificações atualmente denominado Complexo Fepasa chama a atenção pela beleza e tamanho. Com mais de 40 mil metros quadrados, o complexo abriga uma série de órgãos públicos dedicados a prestação de serviço à população além do Museu Ferroviário, que conta com um vasto acervo ferroviário, bibliográfico e documental.

Serviço

Exposição Olhares sobre os Trilhos
Abertura: sexta-feira, dia 17, às 19h
Atrações: apresentações do Coral da Astra e do cantor Daniel Franciscão, acompanhado do trio A Corda Piaba. Visita ao Museu Ferroviário.

Exposição: de 18 a 24 de fevereiro
Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 13h;
Local: Complexo Fepasa
End.: Av. União dos Ferroviários, 1760 – Jundiaí

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS