hiCar: Aplicativo para aproximar motoristas e fazer do trânsito um ambiente amigável

Durante a 10º edição da Campus Party Brasil 10 tinha o espaço Startup & Makers, onde os donos e representantes de diversas startups puderam mostrar o seu trabalho aos campuseiros e o ao público em geral que estiveram neste grande evento aqui em São Paulo.

Eu tive a oportunidade de conversar com o Dudu Marcel, CMO da antiga startup hiCar, um aplicativo de mensagens instantâneas onde o nome do usuário era o número placa do carro dele. O Dudu também cuidava do marketing da empresa. O objetivo do aplicativo era aproximar motoristas e fazer do trânsito um ambiente mais amigável, colaborativo e seguro.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • E a equipe do hiCar também contava com o Matheus Leite, CTO e que também cuidava da engenharia de software, e o André Garcia, CEO e que também cuidava da parte do design da empresa.

    Assista abaixo uma apresentação de como funcionava o aplicativo de mensagens instantâneas da hiCar.

    O Dudu me contou mais alguns detalhes do funcionamento do aplicativo. Ele tinha a função de alertar os motoristas sobre farol aceso, porta de vidro do carro aberta ou animal dentro do carro fechado.

    Outras funções: alertava motoristas que estacionam indevidamente nas vagas preferenciais e para idosos, paquera, serviços inteligentes como por exemplo o recall de veículos para avisar a base de motoristas cadastrados, avisos sobre IPVA.

    Eu perguntei para o Dudu o que motivou eles a criarem o aplicativo, ele me respondeu: “Eu observava as agências, assaltos nas ruas, avisos do Detran, multas, motoristas com farol ligado e precisávamos transformar isso em um projeto, lá no Distrito Federal somos bastante ativos com o aplicativo, circulamos pelas principais vias do planalto.”

    O foco da equipe do hiCar estava voltado para a cidade de Brasília, no Distrito Federal, onde residem. O aplicativo esteve disponível para as plataformas iOS e Android para serem baixados para smartphones.

    O público alvo da hiCar se encaixava nos motoristas entre 18 e 40 anos de idade. Os pedestres também podiam usar o aplicativo e os motoristas podiam indicar para seus amigos e familiares. Um dos focos da equipe na época era a divulgação, o Dudu que cuidava do marketing trabalhava a todo vapor.

    Ficou interessado em saber mais informações sobre como funcionava o hiCar? O site oficial não está mais no ar, mas ainda dá para acompanhar como foi o trabalho da equipe no Instagram e Facebook.

    Deixe um comentário