A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela do metrô, atua com regularidade no controle e combate de insetos e pragas urbanas, tanto nos trens (lados interno e externo) como nas estações da Linha.
A pulverização de inseticida líquido no interior dos trens é realizada mensalmente, intervalo menor que o determinado pela Lei Municipal 14.486/2007, em seu artigo 1º, que é de a cada três meses.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Neste período do ano, quando a proliferação de mosquitos ocorre em toda a cidade, a ViaQuatro está adotando ações emergenciais com a reaplicação dos inseticidas nos trens e reforço na concentração do produto.
Toda a extensão do túnel, de 12,8 quilômetros, também está ganhando reforço na pulverização.
A aplicação constante desses inseticidas tem contribuído para evitar a formação de possíveis criadouros, tanto no Pátio Vila Sônia, onde os trens ficam estacionados, como nas estações.
No entanto, todas essas ações não impedem totalmente a entrada de mosquitos nos trens e estações, uma vez que a propagação desses insetos tem causa em fatores externos. A concessionária esclarece que os trens não possuem as condições para a reprodução de mosquitos, mas o trânsito de composições em regiões infestadas permite a entrada dos insetos nos carros, o que exige o monitoramento.
Sendo assim, a ViaQuatro também considera importante o serviço de dedetização dos arredores da Linha 4-Amarela.