27 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Testes gratuitos de HIV e sífilis serão realizados em trailer ao lado da Estação Itaim Paulista

Profissionais da área da saúde estarão à disposição do público para realizar testes rápidos de HIV e Sífilis, entre terça e quarta-feira (31/01 e 01/02), das 9h às 16h. O atendimento será feito em um trailer estacionado ao lado da Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

Os usuários que passarem pelo local também poderão obter informações sobre ações de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis. A iniciativa faz parte do projeto “Fique Sabendo”, ação da prefeitura de São Paulo, promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento “Sergio Arouca”, com o apoio da CPTM.

O projeto procura atenuar o estigma e o medo que a maioria das pessoas tem de testes ligados a vida sexual. Responsável pelo projeto, a coordenadora Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão ao Centro de Testagem e Aconselhamento para se informar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis ou retirar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.

É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço:

Campanha Conscientização sobre DST “Fique Sabendo”
Local: Rua Cordão de São Francisco, ao lado da Estação Itaim Paulista, Linha 12-Safira
Data: terça-feira (31/01) e quarta-feira (01/02)
Horário: das 9h às 16h
Grátis

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS