O prefeito João Doria conheceu na manhã desta segunda-feira (9) a Central de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), localizados na Rua Bela Cintra nº 385, no bairro Cerqueira César. Ele prometeu qualificar o monitoramento do trânsito, recuperar câmeras e fazer parcerias com empresas de aplicativos que já divulgam diariamente as condições do trânsito nos corredores de tráfego na capital.
“Em breve, pretendemos criar uma central única que concentrará todos os órgãos públicos de São Paulo. Essa medida vai viabilizar a solução de problemas mais rapidamente”, disse o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
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Já o presidente da CET, João Octaviano Machado Neto, disse que o maior desafio é implementar mais tecnologia, para potencializar toda capacidade em favor do trânsito da cidade de São Paulo.
Central de Operações
A Central de Operações foi inaugurada em 1982, quando os primeiros semáforos coordenados por computador foram implantados em São Paulo. A central é responsável pelo monitoramento da operação da CET no sistema viário da Cidade, coordenação da comunicação com as equipes operacionais de campo, registro das ocorrências de trânsito e transporte, monitoramento e registro das condições de circulação no sistema viário, através da utilização de equipamentos e aplicações; e interação com o corpo diretivo/gestão da CET.
Atua também no atendimento aos munícipes, através do telefone do trânsito 1188, aos órgãos externos: Polícias Militar, Civil e Científica, Guarda Civil Metropolitana, SPTrans, concessionárias (Eletropaulo, Sabesp, Comgás, DER, CCR Autoban entre outras) agilizando soluções para as ocorrências de trânsito e transporte na Cidade.
Por meio da interface com as equipes operacionais das Gerências de Engenharia de Tráfego, a Central consegue atuar em todas as regiões da cidade que possui aproximadamente 17.000 km de vias.
Hoje são 868 km de vias monitoradas, base para os índices de lentidão divulgados pela CET aos órgãos de imprensa. Os dados apurados coletam informações de:
– 13 postos avançados de campo
– 150 rotas operacionais
– 114 pontos operacionais
– 25 faixas reversíveis
– 474 câmeras de monitoramento